Robôs investidores: realidade ou ficção?

3/12/2019 –

Poderia muito bem ser uma cena de ficção há algumas décadas, mas é algo que já está acontecendo com frequência em diferentes setores da sociedade. Robôs e programas de computadores estão cada vez mais inteligentes e são capazes de executar tarefas complexas que impactam a vida das pessoas. Apesar de um pouco assustador, esse movimento também pode ser visto como algo bastante positivo! Afinal, auxiliar pessoas com uso de tecnologia e inteligência artificial pode trazer diversos benefícios para a vida delas.

Um bom exemplo disso é o que está acontecendo atualmente no mercado financeiro, uma área que até então tirava o sono de muita gente. O surgimento das fintechs e plataformas digitais trouxeram democratização ao setor e novas oportunidades aos brasileiros, que de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PWC, são os maiores interessados em contar com assistentes virtuais para ajudá-los em diferentes tarefas do dia a dia.

As ferramentas de gestão de investimentos já possibilitam consolidar seus investimentos de forma automatizada, acompanhar a evolução de seu patrimônio e mensurar a performance de sua carteira de ativos. Entretanto, o mercado financeiro ainda pode ser bastante complexo e traz diversas particularidades. É preciso lembrar que a “melhor estratégia” sempre dependerá de seu perfil e objetivos pessoais.

Se robôs pudessem executar com excelência estratégias de investimentos, todas as pessoas financeiramente seriam bem-sucedidas e não precisariam se preocupar com suas contas. Portanto, contar com o apoio e suporte de um consultor financeiro, combinado ao uso destas tecnologias, para fazer a gestão de seus investimentos, pode ser a melhor opção!

A preocupação em relação ao uso de gestores digitais de investimentos ainda passa pela questão da segurança. Afinal, meus dados estão seguros? Quem teria acesso a essas informações e como seriam utilizadas? O compartilhamento de dados já faz parte da nossa realidade e é somente com a análise de comportamentos e padrões que poderemos ser tratados com singularidade. A parte boa é que a maioria das soluções atualmente já utilizam rigorosos protocolos de segurança e criptografia de dados.

Em resumo, o surgimento de robôs e novas tecnologias não deve ser visto como algo preocupante, mas sim como uma alternativa para as pessoas melhorarem seus rendimentos e diminuírem suas inseguranças em um setor complexo por natureza. Imaginar que máquinas possam substituir investidores pode até render boas cenas de ficção para o cinema. No mundo real, são apenas os assistentes necessários para trazer transparência e garantir que todos possam fazer ter condições de obter maiores lucros no futuro, diz Renan Georges, economista e fundador do Fliper App.

Web Site: