Salão de Humor ‘convoca’ cartunistas mulheres para mostra paralela

Piracicaba, São Paulo 14/2/2013 – A mostra terá sua abertura em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Parque do Engenho Central.

A expectativa para o aniversário de 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é grande e os preparativos para a programação começam com as mostras paralelas. Em março acontece Batom, Lápis e TPM, com participação exclusiva de mulheres cartunistas. Para tanto, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) convoca as cartunistas a enviarem suas produções. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro.

A mostra terá sua abertura em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Parque do Engenho Central. As visitas seguem até 7 de abril. O cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU, explica que o evento nasceu em 2011, como forma de valorizar e incentivar o olhar feminino na linguagem de humor, uma vez que a classe de cartunistas, predominantemente, é composta por homens.

“A receptividade da mostra nos surpreendeu, tanto da parte da classe cartunista, quanto do público. Na primeira edição tivemos a adesão de 25 artistas e no ano passado foram 52”, contextualiza Eduardo Grosso, lembrando da adesão de cartunistas de 14 países em 2012: Brasil, Líbano, Espanha, Irã, Estados Unidos, Letônia, Polônia, Itália, Bielorrússia, Bulgária, Romênia, Colômbia, Israel e Japão.

Com público estimado em 4 mil visitantes, em 2011 a mostra aconteceu no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. No ano passado, foi realizada no Engenho Central e registrou 10 mil pessoas. “A expectativa para 2013 é de continuar superando esses números, que já são extremamente positivos”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

São aceitos até dois trabalhos por autora (profissional ou amadora, brasileira ou estrangeira) nas categorias cartum, caricatura, charge, ilustração, HQ e tiras. As obras devem ser encaminhadas pelos Correios ou para o e-mail [email protected]. Atenção para o formato em JPEG e com resolução de 300 DPIs. O tema e a técnica gráfica são livres. Também são aceitas esculturas. Ficha de inscrição e regulamento estão disponívels no blog do Salão.

Os trabalhos devem evidenciar os aspectos que norteiam o universo feminino e, consequentemente, fazer menção ao Dia Internacional da Mulher, assim como os aspectos a serem comemorados e refletidos sobre os tempos atuais.

OS 40 ANOS DO SALÃO – Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU, o 40o Salão Internacional de Humor será realizado de 24 de agosto a 20 de outubro de 2013. O envio de trabalhos por artistas gráficos será entre 4 de março e 19 de julho.

A edição 2013 é presidida por Carlos Colonnese, jornalista piracicabano radicado na capital. Ele fez parte do grupo de jornalistas, artistas e intelectuais que idealizou e fundou o Salão em 1974, com apoio dos integrantes de O Pasquim (entre eles Jaguar, Ziraldo, Millôr Fernandes, Fortuna, Paulo Francis e Henfil). O Salão surgiu forma de protesto à Ditadura Militar e, ao longo dos anos, tornou-se um evento internacional e um dos principais do gênero no mundo.

Encerrada em 14 de outubro com saldo positivo, a 39a edição do Salão teve 200 mil visitantes na exposição principal no Engenho Central e nas 26 mostras paralelas em Piracicaba e Campinas nos 51 dias de programação. O evento recebeu trabalhos de 845 artistas de 64 países, selecionando 436 obras entre as 3.442 inscritas. Foram concedidos R$ 47 mil em prêmios aos primeiros colocados.

SERVIÇO – Inscrições para a mostra Batom, Lápis e TPM. Até 25 de fevereiro. Ficha de inscrição e regulamento no link bit.ly/batomtpm. Envio de material para o email [email protected] ou pelos Correios e pessoalmente ao CEDHU – Avenida Maurice Alain, 454, Engenho Central, Vila Rezende. Caixa Postal 12. CEP 13405-123. Piracicaba/SP. Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620 e (19) 3403-2621.

Web Site: