Saneamento básico é essencial na luta contra o Coronavírus

Atibaia/SP 18/6/2020 – Quando a população é atendida pelos serviços de esgotamento sanitário, reduzimos o risco de contaminação deste novo vírus.

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, onde o isolamento social está completando 3 meses, empresas responsáveis por serviços essenciais se adequaram seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir os riscos de contaminação, assim como manter a produtividade da equipe. Dentre as atividades que precisam acontecer neste período, estão os serviços do âmbito do saneamento básico, ou seja, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo. Em conversa com Eduardo Caldeira, diretor da Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário de Atibaia e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, ele ressaltou a importância do saneamento básico para a saúde da população mediante a luta contra a Covid-19. Vale conferir!

1) Diante da pandemia, como os serviços de coleta e tratamento de esgoto podem beneficiar a saúde pública e auxiliar no combate ao novo Coronavírus?
Quando a população é atendida pelos serviços de esgotamento sanitário, além de evitar a proliferação de doenças como febre tifoide, leptospirose, cólera e entre outras, também reduzimos o risco de contaminação deste novo vírus, garantindo assim mais saúde e bem-estar da população. O esgoto é repleto de bactérias e protozoários e, recentemente, estudos iniciais têm apontado a existência do novo Coronavírus também nas fezes, sendo assim o contato com esses dejetos pode acarretar diversas contaminações, inclusive da Covid-19.

2) Em relação aos colaboradores, quais foram as medidas adotadas pela empresa para garantir a segurança desses profissionais nesta crise mundial?
Durante este período, intensificamos e aumentamos o uso dos EPIs, que já faziam parte da nossa rotina, também passamos a aferir a temperatura no início e término do expediente do time que vai para a rua. Disponibilizamos, máscaras, álcool gel e reorganizamos as escalas dos colaboradores para evitarmos aglomerações. Fizemos uma campanha interna de vacinação contra o vírus Influenza e elaboramos um plano de contingência que direciona nossa equipe durante os trabalhos executados nas ruas. Além disso, temos utilizado os canais de comunicação interna para a conscientização de todos os profissionais, ressaltando a importância dos cuidados com a higiene pessoal.

3) Quanto aos investimentos no esgotamento sanitário na cidade, até o momento o que foi feito para os moradores?
Já entregamos a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril, que dobrou a capacidade de tratamento, atualmente tratamos 200 litros de efluente por segundo, antes era tratado 100l/s. Também estamos com as obras de construção e implantação da ETE Caetetuba que, após a conclusão, atenderá 25 bairros que ainda não dispõe do serviço de coleta e tratamento. Além disso, obras de expansão de rede, construções de EEE (Estação Elevatória de Esgoto) e demais serviços seguem paralelamente para que alcancemos a universalização do esgoto em Atibaia o quanto antes.

4) Como a população pode colaborar com os serviços de saneamento básico durante este tempo de isolamento social?
A participação de todos é sempre importante na hora de obter bons resultados com as atividades relacionadas ao saneamento. Falando, especificamente, de coleta e tratamento de efluentes, é importante que os moradores prezem pela rede de esgoto, por isso, sempre salientamos a necessidade do descarte adequado dos resíduos. O esgoto não é lixo, então papel higiênico, fio dental, absorvente, fio de cabelo, restos de comida e até mesmo a máscara, atualmente item obrigatório, não podem ir para as tubulações. Assim, evitamos obstruções e extravasamentos de esgoto nas ruas e residências.

5) Atualmente, como a população pode solicitar os serviços da Atibaia Saneamento?
Caso o morador de Atibaia necessite dos serviços de desobstruções de rede, limpeza de ramal, ligações de esgoto, limpeza de fossa e demais atividades, ele pode fazer a solicitação junto a SAAE através do telefone (11) 4414-3500. Será aberta uma Autorização de Serviço (AS) e nossa equipe, devidamente equipada e atendendo as medidas de segurança, prontamente atenderá ao chamado.

O diretor ainda salientou que é imprescindível que a população mantenha o isolamento social e cumpra com as orientações e decretos municipais, a fim de não colocar em risco sua saúde, e nem a dos trabalhadores que não podem ficar em casa. “Com a cooperação de todos, logo sairemos dessa. Então, se puderem, fiquem em casa e não se esqueçam dos hábitos de higiene como lavar corretamente as mãos e o uso das máscaras em ambientes comuns”, conclui Caldeira.

Sobre a Atibaia Saneamento – A Atibaia Saneamento é uma parceria público-privada com duração de 30 anos junto à Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). Desde 2013, a empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo a 143 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua na expansão do sistema de esgoto da cidade a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Website: https://www.iguasa.com.br/atibaia