Secretaria da Saúde alerta população para a prevenção da dengue

27/3/2013 –

Apesar do grande trabalho que a Prefeitura de Jaboticabal vem fazendo em relação ao combate à dengue, os números de suspeita da doença aumentaram bastante na última semana. Por isso, a população deve ficar atenta e, sentindo os sintomas, se dirigir imediatamente ao CIAF mais próximo.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maura Guedes Barreto, a participação da comunidade no combate ao mosquito é fundamental para diminuição dos casos. “Pedimos à população que fique atenta em relação à prevenção da doença. É importante que vigiem constantemente as dependências de seus lares para que não haja recipientes que possam reter água parada. Vasos, garrafas e outros utensílios domésticos são os principais criadouros do mosquito”, comenta.

A Prefeitura também está fazendo o serviço de roçamento nos terrenos da cidade onde o mato cresce rapidamente em razão do período chuvoso. “Pedimos a colaboração dos proprietários destes terrenos para que façam a manutenção e limpeza das propriedades. Estas áreas que não são devidamente cuidadas são, também, criadouros do mosquito da dengue. Precisamos nos unir para vencer esta batalha”, diz o secretário de Obras, Vergílio Greggio.

O Secretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Navarro, lembra da importância da população procurar ajuda de profissionais. “Identificando os sintomas, é importante que a população procure ajuda profissional e não tome remédios sem prescrição médica. A automedicação pode agravar ainda mais os sintomas e piorar a situação clínica da pessoa”, pontua.

Os principais sintomas da dengue são: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Percebendo algum destes sinais, a pessoa deve se dirigir o mais rápido possível para um atendimento médico.

Para mais informações, o telefone é (16) 3203-8545.

Web Site: