Segundo dados, cremação tem se popularizado entre os brasileiros

São Paulo, SP 21/11/2019 –

Tomar decisões diante do falecimento de um ente querido nunca é fácil, porém, por motivos culturais ou religiosos, o momento de sepultamento tem tomado um rumo diferente: a cremação tem se popularizado. 

É o que indica uma pesquisa interna do Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes, mais conhecido como “Crematório Vila Alpina”. Atualmente, a média mensal de cremações chega a 900 – número significante quando comparado com o ano de 2015, que totalizou 9.170 prestações de serviço. 

Popularização 

Para Cláudio, sócio-fundador da Luna Assist, os motivos que modificam essa escolha surgem por diversos motivos. “Um crematório é mais sustentável. Ele não emite gases poluentes, por exemplo, tampouco chega aos lençóis freáticos”, diz. 

O mercado causa curiosidade e surpreende: em Washington, Estados Unidos, será permitida a realização de compostagem humana a partir de maio de 2020. O projeto visa diminuir as emissões de carbono e, paralelamente, recriar o ciclo de vida. “O retorno à natureza é parte natural, porém, quando realizado por meio da cremação, ele é benéfico, diferente de um corpo em decomposição”, explica Cláudio.

Para finalizar, o especialista assegura que todo o procedimento é realizado de maneira segura e dentro de todos os padrões necessários para preservação individual de cada corpo. “Após 24 horas de resfriamento, o corpo e a urna funerária são incinerados em uma temperatura que chega a 1200ºC. Tudo é feito de maneira individual, e, claro, após a assinatura de ao menos dois médicos confirmando e declarando o óbito”, aponta. 

Consentimento

Para que seja realizada uma cremação, é necessário a existência de um documento: “Declaração de Vontade”. É preciso preenchê-lo em cartório. Em casos em que o documento é ausente, um parente de primeiro grau é capaz de assumir a responsabilidade, perante duas testemunhas. 

A Luna Assist se compromete com a missão e valor de atendimento humanitário proposta por Cláudio: toda a equipe passa por cursos e preparações para amparar e confortar os clientes em um momento tão difícil, visando minimizar qualquer tipo de impacto negativo. 

Os serviços oferecidos atendem a diferentes solicitações, contando com sepultamento, cremação, velório, caixão, coroas de flores e até mesmo detalhes logísticos, como translado do corpo com frete aéreo e terrestre, seja nacional ou internacional. Além disso, a Luna Assist também oferece apoio psicológico e jurídico. Saiba mais: https://lunafuneraria.com.br/

Website: https://www.lunafuneraria.com.br

Web Site: