Selecionadas as top 5 startups brasileiras do China-Brazil Innovation Week

Salvador, BA 5/10/2020 – “Espero que este evento ocorra anualmente e possibilite cada vez mais uma maior interação entre China e Brasil” (Jane Wu, diretora do Venture Cup China).

Os negócios premiados representarão o Brasil em uma turnê de eventos globais na China

China-Brazil Innovation Week 2020 divulga a relação dos cinco melhores negócios apresentados no evento. EcoPanplas, EMILLIA, Key2Enable, Green Mining e GreenPlat foram as startups selecionadas pelos jurados chineses e deram um passo à frente para terem o seu negócio operando no mercado Chinês. Em sua primeira edição, o China-Brazil Innovation Week 2020 é uma realização do Grupo Rede+, hub de soluções em inovação corporativa e aceleração de negócios para startups, setor público e privado; e contou como parceiros as organizações chinesas Venture Cup China, World Young Scientist Summit e University Startup World Cup. 

O China-Brazil Innovation Week ocorreu entre os dias 23 e 25 de setembro, com apresentações de palestras e pitches de 12 startups brasileiras pré-selecionadas, nos segmentos de GreenTech, Healthtech e SmartCity. As apresentações aconteceram ao vivo em inglês, com tradução simultânea para o mandarim, para uma bancada de jurados composta por investidores chineses.  Com o objetivo de fomentar a aproximação empreendedora entre os dois países, a primeira edição do evento gerou impacto e atraiu a atenção do público chinês por seus resultados positivos quanto a qualidade e o nível das discussões apresentadas. “As startups são muito dedicadas e apaixonadas em explorar o mercado chinês, espero que este evento ocorra anualmente e possibilite cada vez mais uma maior interação entre China e Brasil” (Jane Wu, diretora do Venture Cup China).

A abertura oficial se deu na cidade de Ningbo, na China, na qual em torno de 100 autoridades, empreendedores e investidores se reuniram para assistir ao evento e se conectar com o ecossistema brasileiro de inovação. Durante os três dias de evento, o projeto teve a participação de palestrantes e especialistas renomados do setor que contribuíram para a discussão acerca dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo de ambos os países, fortalecendo as relações entre Brasil e China e apontando para as oportunidades de internacionalização para o gigante oriental.

Após as apresentações, a banca avaliadora composta pelos jurados dos três dias de evento  selecionou as cinco melhores startups segundo critérios de modelo de negócio e orçamento, escalabilidade, inovação, viabilidade e performance durante o evento (pitch e Q & A). As selecionadas receberão consultoria e orientações de negócios com lideranças chinesas e mentoria de especialistas brasileiros renomados. Além disso, as ganhadoras foram classificadas como finalistas da University Startup World Cup 2020, evento que reúne as ideias mais inovadoras do planeta e concederá U$15.000 para o vencedor da competição do World Young Scientist Summit. Ainda entre as premiações, foram  qualificadas para a final do Internet+, a mais importante feira de economia digital realizada no país oriental que tem mais de 2 milhões de projetos chineses participando e apenas 60 projetos internacionais selecionados. 

A presença nestes eventos internacionais representa uma “oportunidade singular de te transportar para um ecossistema estrangeiro inovador com players locais, governo, investidores te levando já com uma validação e uma visibilidade fundamental para vender o negócio e atingir novos mercados”, como destaca Felipe Cardoso, CEO da Eco Panplas. 

A primeira edição do evento contou com a presença de 12 palestrantes, centenas de espectadores, além de investidores e startups concorrentes; e promete entrar para o calendário anual de eventos voltados para internacionalizações e conexões entre Brasil e China. 

SOBRE AS SELECIONADAS:

EcoPanplas 

A ECO PANPLAS é uma empresa especializada na reciclagem de embalagens plásticas contaminadas de maneira eficiente e ecológica: sem usar água e sem produzir resíduos, através de um sistema produtivo inovador próprio.

EMILLIA

O EMILLIA é uma plataforma virtual para apoio ao desenvolvimento cognitivo e comportamental de Crianças e Adolescentes autistas. Com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio a tratamentos e terapias, bem como apresentar um método claro, com início, meio e fim para cada estágio de desenvolvimento e promover o envolvimento e a participação dos familiares no desenvolvimento da criança.

Key2Enable

Inovando na acessibilidade digital, Key2Enable empodera pessoas com deficiência de ordem motora, física e intelectual a desenvolverem suas próprias habilidades e individualidades, por meio do uso de tecnologias exponenciais desenvolvidas e aprimoradas pela empresa.

Green Mining

A Green Mining desenvolveu uma tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção. Fazendo uso de um sistema inteligente com rastreabilidade total de recicláveis, formalizando catadores e realizando coleta através de triciclos.

GreenPlat

A GreenPlat é uma empresa de tecnologia com um SaaS que cobre a cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. Ajudamos nossos clientes a atingirem aterro zero e aumentarem as taxas de reciclagem, oferecendo rastreabilidade e suporte para conformidade ambiental. 

Sobre a Rede+

Comunidade empreendedora que propicia um ambiente de troca de conhecimento, networking e infraestrutura adequada para que empreendedores possam tirar projetos do papel ou mesmo acelerarem o crescimento do seu negócio com autonomia, protagonismo, inovação e impacto.

Sobre o University Startup World Cup 2020

A University Startup World Cup (USWC) é um evento internacional de inovação e empreendedorismo cuja visão é construir uma rede global de contatos de inovação e empreendedorismo composta por governos, empresas, universidades, investidores, especialistas e estudantes.

Sobre o World Young Scientist Summit

World Young Scientist Summit é organizado anualmente pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, e pelo Governo Popular da Província de Zhejiang, e tem por objetivo criar uma plataforma para jovens cientistas do mundo inteiro entrarem em contato com os melhores cientistas do mundo.   

Sobre o Internet+

O Internet+ é a mais importante feira de economia digital realizada na China e ocorre anualmente movimentando mais de 2 milhões de projetos chineses e apenas 60 projetos internacionais selecionados. 

Website: https://gruporedemais.com/

Web Site: