Seminário debate soluções ambientais viáveis no agronegócio durante a Fiema Brasil

Bento Gonçalves 4/3/2020 –

Amplamente discutido em setores da sociedade como o político e o econômico, o agronegócio é um campo muito fértil, principalmente devido ao diversificado potencial produtivo brasileiro. Nesse cenário, entretanto, uma das grandes preocupações é o passivo ambiental gerado e de que forma isso pode ser minimizado. É justamente este debate que pautará o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, que ocorre no dia 15 de abril, em Bento Gonçalves.

O evento integra o FiemaCon, programação concomitante à 9ª edição da Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente (Fiema Brasil 2020). Durante o encontro, sob o tema “Soluções Ambientais para a Viabilidade do Agronegócio”, serão promovidos quatro painéis, abordando os seguintes assuntos: Direito Ambiental na Propriedade Rural; Soluções para a Produção Animal; Soluções para a Produção Vegetal; e Paisagem e Turismo Rural.
De forma mais específica, tópicos como tratamento de resíduos, controle biológico e agroindústria familiar também serão explorados. “É inquestionável a importância econômica da agropecuária para o Brasil. O Seminário irá discutir aspectos ambientais ligados à produção primária, de forma a minimizar os impactos e apresentar soluções sustentáveis”, explica a diretora do Seminário, Soeni Bellé. “É uma oportunidade ímpar para conhecer a legislação sobre o assunto e as tecnologias para solucionar problemas ambientais na agropecuária”, completa Marcos Botton, que também está à frente da direção.

Como se inscrever
As inscrições para o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária já podem ser feitas no site da Fiema Brasil (https://fiema.com.br/). Além da participação, o cadastramento dá direito ao momento “Perguntas ao palestrante”, Certificado Digital e acesso à feira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

O FiemaCon também promoverá outras cinco atividades: 5º Meeting Empresarial; 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; 6º Seminário de Segurança no Trabalho; 3º Seminário de Energias Renováveis; e Simpósio de Construções Sustentáveis. Mais detalhes sobre cada uma delas também estão disponíveis no site da feira, na aba “Eventos FiemaCon”. A Fiema Brasil 2020 ocorre entre os dias 14 e 16 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Dia 15 de abril – Quarta-feira

9h – Painel 1:
Direito Ambiental na Propriedade Rural | Mediador: Luciano Gebler (Embrapa)
Direito Ambiental | Drª. Luisa Falkenberg
Representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS
Representante do Produtor Rural | Vagner Spadari
Debate

10h30 – Painel 2:
Soluções para a Produção Animal | Mediador: IFRS
Tratamento de Resíduos de Origem Animal | Embrapa Concórdia
Biodigestores – Em confirmação
Debate

13h30 – Painel 3:
Soluções para a Produção Vegetal | Mediador: Marcos Botton (Embrapa Uva e Vinho)
Controle Biológico na América Latina | Croplife
Controle Biológico de Doenças em Substratos | Valdecir Ferrari (Beifiur)
Controle Biológico de Pragas | Artur Soares – (Simbiose)
Debate

15h30 – Painel 4:
Paisagem e Turismo Rural – Mediadora: Soeni Bellé (IFRS-BG)
Preservação da Paisagem Rural e Cultural | Ivanira Falcade
Importância da Agroindústria Familiar para o Turismo | Emater BG
Visão de Futuro para o Turismo Rural | Secretário de Turismo de Bento Gonçalves – Rodrigo Parisotto

Website: https://www.fiema.com.br/

Web Site: