Shopping em MT investe em biossegurança e tecnologia com projeto piloto de câmara de descontaminação de ambiente

Cuiabá, MT 29/5/2020 – Nosso objetivo é demonstrar para o público que com tecnologia e biossegurança pode-se garantir eficiência em contenção viral e bacteriana

O Shopping 3 Américas será o primeiro da Capital de Mato Grosso a apresentar tecnologia inovadora e recente no Brasil para desinfecção de suas áreas comuns, com triagem organizada e com auxílio de inteligência artificial em suas entradas. Por meio de uma câmera termográfica, pioneira em território nacional, o projeto piloto ficará localizado na entrada da passarela que liga os cinemas à praça de alimentação para demonstrar como a junção de tecnologias pode trazer segurança no combate aos vírus, em especial COVID-19, que tem impactado na economia global.

Para tanto, o Shopping contratou uma empresa especializada em biossegurança e tecnologia para elaborar o projeto e execução do serviço, que fará descontaminação dos ambientes das áreas comuns com emprego de software e luzes germicidas UV-C em frequência específica, que elimina em mais de 80% a incidência de fungos, bactérias e vírus.

Vale lembrar que nos Estados Unidos o uso destes equipamentos de radiação ultravioleta para desinfecção do ar em prédios públicos já é obrigatório há mais de 10 anos. No Shopping 3 Américas, estes modelos de lâmpada também serão utilizados internamente nas áreas comuns e nos mesmos moldes do sistema de ar-condicionado que abrange todo o empreendimento.

O sistema como um todo foi instalado na quarta-feira (27) e estará em funcionamento tão logo um novo decreto do município autorize a reabertura dos shopping centers de Cuiabá. Além do sistema de desinfecção dos ambientes internos, o Shopping investiu em tecnologia de câmeras termográficas com inteligência artificial, que dentre outras qualidades se destacam para a pandemia atual a leitura de temperatura que, programada, fará a contagem de pessoas, detectando temperaturas acima de 37,5 graus, que denota uma possível infecção viral e também se a pessoa está ou não portando máscaras, que são obrigatórias em Mato Grosso.

A partir desta leitura, a administração saberá tempo real do diagnóstico de cada cliente para que sejam tomadas atitudes necessárias para a abordagem, avisando que o mesmo não poderá adentrar as dependências internas do Shopping, cuidando assim da segurança e saúde dos demais.

BIOSSEGURANÇA E TECNOLOGIA – A câmara de descontaminação instalada no Shopping 3 Américas é da empresa de biossegurança e tecnologia Camel, contratada para este serviço. Localizada na entrada da passarela que liga os cinemas à praça de alimentação do Shopping 3 Américas ao passar pelo “túnel”,  os consumidores terão uma experiência diferenciada.

Haverá a ionização por meio de luz UV-C de espectro baixo; sanitização de solados dos pés, com tapete especial com produto específico; higienização das mãos por álcool 70%, acionados com os pés; e uma leitura de temperatura e constatação de máscaras por sistema de inteligência artificial. Dentro da câmara, o consumidor será informado, por luzes verde ou vermelha e aviso sonoro, se está autorizado ou não a entrar.

Quando não estiver sendo utilizada, a máquina também será acionada um outro tipo de lâmpada UV-C. de espectro mais forte, e que fará literalmente uma parede de defesa contra entrada de vírus e bactérias. O objetivo é levar mais segurança aos clientes que ali estiverem.

“Nosso objetivo é demonstrar para o público, em especial o do Shopping 3 Américas, que contratou nossos serviços, que com tecnologia e biossegurança pode-se garantir eficiência em contenção viral e bacteriana acima da média aceitável pelas recomendações da OMS para ambientes externos, não mais podendo justificar o fechamento de ambientes pela saturação do ar interno. Com esses métodos implantados garantimos mais eficiência e qualidade do ar em termos microbianos, inclusive se comparado aos ambientes ao ar livre”, explica Jean José Clini fundador da empresa contratada de biossegurança e tecnologia.

Um outro diferencial é a parceria da empresa Hikvision, líder no segmento e que tem equipamentos instalados no Aeroporto Internacional de Brasília.

‘NOVO NORMAL’ – Mesmo com a liberação gradual do comércio, as pessoas terão que se acostumar com um ‘novo normal’, que acrescenta várias práticas e situações que irão interferir diretamente no modo como as pessoas se relacionam.

“Partindo deste princípio, criei e fiz registro da patente de uma câmara de descontaminação, que poderá ser mais uma ferramenta necessária para a tranquilidade e segurança de voltar a rotina deste novo momento”, completa Jean Clini.

INFORMAÇÕES – Para mais informações, confira sempre as redes sociais oficiais do Shopping 3 Américas, bem como o site: https://www.instagram.com/shopping3americas/, www.facebook.com/shopping3americas e https://www.youtube.com/user/ShoppingTresAmericas.

Website: http://www.shopping3americas.com.br/