Simples cuidados podem aumentar o tempo útil do material escolar

São Paulo, SP 26/6/2013 –

Entre o final de julho e o início de agosto os estudantes retornam à sua rotina escolar e, para dar continuidade a essas atividades, é importante ajustar-se aos horários e organizar o material escolar. O cuidado como os materiais é algo que a família pode debater com as crianças diariamente. Para ajudar as crianças na preparação do material para o segundo semestre letivo, a pedagoga da Mercur (www.mercur.com.br), Márcia Murillo, sugere para os pais ideias criativas para dar um toque diferente aos acessórios.
“É importante ver como está sendo feito o uso dos cadernos, uns costumam acabar mais rápido do que outros. Uma sugestão é fazer divisórias nos que foram pouco escritos, para que possam servir de continuação dos outros. Para manter a organização, faça divisórias entre as matérias”, indica a pedagoga. Outro ponto diz respeito a reposição dos materiais gastos, pois muitas vezes é possível juntar uma cola que sobrou na mala com um pouco que sobrou em casa num mesmo pote e garantir mais um tempo de uso sem precisar comprar uma nova. Apontar os lápis apontados também é outra dica sugerida. Assim, mesmo sendo usados, sempre ficam com o aspecto de novos.
Se as capas dos cadernos estiverem riscadas, desbotadas ou algo do tipo, Márcia sugere encapá-las com colagens ou técnicas de pintura, conforme o gosto da criança. “Essa é uma atividade legal para fazer junto com os filhos, para que eles saibam de suas responsabilidades com o material escolar”. Pode ser com imagens recortadas de jornais, ou revistas, ou ainda fotos da criança e de sua família.

“Para finalizar, vale limpar bem a mochila/lancheira, assim como os estojos da criança. Muitas vezes um simples pano com detergente melhora bastante o aspecto do material e garante mais um semestre pela frente”, finaliza a pedagoga.

Web Site: