Sindical lista sete benefícios do uso do calcário

Rio Claro, SP 29/10/2019 –

O agricultor busca produtividade no campo e rentabilidade nos negócios.

Essa conta se mostra cada vez mais ameaçada pela alta nos custos de produção. Porém, uma calagem bem feita ajuda a melhorar as condições do solo. O calcário é um dos produtos usados na correção da acidez das terras.

A seguir, alguns dos benefícios obtidos pela prática que traz ótimos rendimentos para o produtor:

1 – Elimina a acidez do solo

Perto de 70% dos solos brasileiros são ácidos. Essa é uma característica dos países tropicais. Daí, ser importante realizar a correção da acidez com o devido acompanhamento técnico.

2 – Amplia a oferta de nutrientes para a planta

Ainda tem gente no campo que não considera esse importante fator na hora da aplicação de calcário. A correção da acidez é um investimento, na medida em que fornece cálcio e magnésio para a planta, além de combater o excesso de alumínio.

3 – A planta aproveita melhor o fertilizante

Solos corrigidos aproveitam melhor alguns dos elementos presentes nos fertilizantes, como nitrogênio, fósforo e potássio.

A questão também é matemática. Fertilizantes têm custo elevado quando comparados ao calcário. Calagem ajuda na melhor absorção dos elementos presentes nas fórmulas de fertilizantes.

4 – Combate o estresse hídrico

Mudanças climáticas têm alterado a disponibilidade de água para as culturas. Solo corrigido permite maior absorção por parte da planta dos recursos hídricos disponíveis.

Na cultura canavieira, por exemplo, o resultado é bem melhor, sinalização vinda do tom das folhas – verde mais vibrante.

5 – Estimula o crescimento da raiz

Se tem uma coisa que não combina são solos ácidos e raízes profundas. A ausência do cálcio prejudica muito o desenvolvimento da raiz. A absorção de nutrientes não se mostra eficiente, afetando os resultados.

O produtor deve atentar tanto para o comprimento como para a distribuição do sistema formado pelas raízes.

6 – Solo mais agregado

A quantidade e a qualidade de matéria orgânica gerada em solos corrigidos são maiores.

Isso melhora a agregação da terra, que indica como estão itens como a aeração (entrada e saída de ar); a infiltração e a retenção de água; e a capacidade de desenvolvimento das raízes e da fixação de nutrientes.

7 – É tecnologia, é sustentável

Para a Embrapa, a qualidade do solo é fundamental para uma produtividade mais elevada e sustentável.
A calagem também está relacionada questões tecnológicas do agronegócio, como a agricultura de precisão e o sistema de plantio direto.

Website: http://sindical.com.br/

Web Site: