Startup de alto impacto criada na periferia, alinha o mundo online ao offline para o mercado varejista de peças para reposição.

São paulo 6/5/2013 – Alinhando o mundo online ao offline, sem intermediários.

A ideia surgiu da necessidade das empresas em comparar preços de peças de forma mais rápida e inteligente. Quase todos os comércios do setor de varejo, ainda trabalham de forma tradicional nas realizações de seus negócios, ou seja, não utilizam novas ferramentas tecnológicas como a internet, para a utilização de um sistema operacional. Com o mercado super aquecido, o Brasil se tornou a bola da vez para novos negócios, superando as expectativas de importação e exportação, aumentando cada vez mais as vendas para o setor varejista. Com isso, ganhamos mais força e credibilidade em nossos produtos, trazendo grandes lucros ao nosso país.
Contudo, exigem das empresas conhecimentos e recursos financeiros para efetivar algumas adaptações. Assim o acesso à tecnologia torna-se uma lacuna crescente. Essa nova configuração global tende a aumentar os desafios e oportunidades que surgem pelos movimentos no mercado varejista e atacadista de reposição de peças. Nessa realidade, as empresas precisam estar abertas às novas possibilidades, buscando mecanismos cada vez melhores para facilitar o acesso e o relacionamento.

O Conceito
Os empreendedores, Fábio Oliveira, Fernando Oliveira e Elton Vieira, criaram em abril de 2012, o Cota Comigo. Um projeto com um conceito inovador que veio ao mercado, com o objetivo de proporcionar um atendimento rápido, fácil, seguro e de qualidade. Assim, elaboram uma fórmula diferencial entre a concorrência, usaram a tecnologia a seu favor, montaram um site para cotação de peças, onde lá é desenvolvido todo o processo operacional de compra de peças e no menor preço de mercado, com a preocupação em oferecer aos clientes bom atendimento e sem precisar sair de casa. Atualmente, o grupo é composto por desenvolvedores, analistas e pessoas do mercado de peças de reposição, que acreditam na ideia de revolucionar a forma de negociação de pequenos, médios e grandes empresas do setor. Alinhando o mundo online ao offline, sem intermediários.
Os fundadores reunirão na mesma plataforma, fabricantes, distribuidores, lojas, oficinas e o consumidores final. Todos interessados em comparar produtos, serviços e condições de pagamento. Além de decidir pelo menor preço antes de fazer um negócio. A premissa da plataforma é simples: Fabricantes e distribuidores ofertam seus produtos e serviços aos lojistas de todo o Brasil. Já as lojas através de um usuário e uma senha, realizam buscas baseados em critérios como: comparação de preços, qualificação, forma de pagamento, localização, entrega e garantia. Assim, o cliente decide pelo menor preço antes de comprar qualquer peça. Encaixam-se nessa categoria todas as lojas e oficinas cadastradas, que possibilita a opção de vender suas peças e serviços ao consumidor final. Sem ter a necessidade de abrir ou manter uma loja virtual.
“Aqui, o usuário pode usar o site para comparar produtos e comprar peças das lojas que ofereçam o menor preço ou que esteja próxima a sua localização”, diz Fabio Oliveira.
Para isso, a empresa realizou parceria com fabricantes, distribuidores e grandes varejistas do setor, com o objetivo de manter o banco de dados sempre atualizado com os mais recentes produtos e lançamentos. Além da necessidade tecnológica, outro fator que motivou o time a empreender no setor de peças de reposição para motos, foi o volume de transações comerciais entre um lojista e seus fornecedores. Uma loja pequena, por exemplo: com até 4 funcionários movimenta em média mais
de 30 mil reais em peças por mês. A primeira versão do site lançada ano passado, possibilitou a parceria com mais de 70 fornecedores e 200 lojas cadastradas. A nova estrutura esta em fase de testes e já conta com mais 100 lojas cadastradas, fizeram um pré-cadastro e está pronta para atuar também no mercado automotivo.
“O varejista brasileiro está entendendo o conceito que o Cota Comigo, trouxe ao mercado automotivo. Cada vez mais, os clientes buscam produtos e serviços na internet. Gerando uma grande demanda, compradores com dinheiro para consumir cada vez mais. O nosso produto supriu esta necessidade”, explica Elton Vieira.
A ideia de toda à equipe é gerar credibilidade para os clientes de toda a cadeia de automobilística, fazer com que decidam pelo melhor produto ou serviço antes de escolher o menor preço. Nenhum outro e-commerce faz isso no segmento. Para isso, a equipe de co-fundadores foi reforçada. Hoje é composta por mais 4 empreendedores com muito conhecimento técnico e estratégico: Alan Oliveira, Eduardo Cavalcanti, Gustavo Morada e Oscar Machado, todos divididos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Tocam o desenvolvimento estratégico do novo projeto, com previsão de lançamento ainda neste semestre.
O projeto já passou por um processo de pré-acelerado e atualmente está em contato com alguns empresários para a sua primeira rodada de investimentos.

Website: http://cotacomigo.com.br