Sul se destaca no ambiente de startups e organizações ganham ênfase em ranking

29/10/2019 –

A região Sul possui, ao todo, 1704 startups ativas, sendo a maioria concentrada nas imediações da capital gaúcha, Porto Alegre (21%), que é seguida, no ranking de locais que lideram uma lista elaborada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), por Curitiba (16,6%) e Florianópolis (10,8%).

Dentre a listagem, inclusa no 3º Mapeamento de Comunidades – Região Sul, algumas organizações receberam destaque. Um exemplo é o SEPRORGS, plataforma de impulsão de negócios do setor de Economia Digitail, que foi elencado em três categorias do ranking: Eventos para Inspirar, com o Mesas TI; Mídias para Startups, com a Plataforma TI, e Líderes de Comunidade, com a nomeação do presidente Diogo Rossato.

O Mesas TI é um dos eventos mais tradicionais do calendário da organização e do mercado sulista de Economia Digital. Realizado pelo SEPRORGS, ganhou espaço no Mapeamento da ABStartups por ser considerado como um canal de “oportunidades para novos entrantes na comunidade de TI, interessados, investidores e startups em estágio inicial”.

O vice-presidente e diretor de Marketing do SEPRORGS, Donald Reis, destaca que o rankeamento do Mesas TI se deve ao fato de o evento entregar, efetivamente, ao público interessado em inovação, negócios, gestão e economia digital, um ambiente receptivo e propício à troca de conhecimentos e fomento de negócios.

“O Mesas TI é, de fato, um evento que recebe da comunidade o carinho e cuidado merecidos. Pense em um evento que oferece conteúdo de alta qualidade, com conforto e networking relevantes: é este! Um cardápio 5 estrelas”, define o VP e diretor.

Já a Plataforma TI foi listada no item Mídia para Startups por ser considerado um ambiente digital de relacionamento, notícias e negócios. Construída pelo SEPRORGS e disponibilizada a seus associados, a ferramenta atua como uma vitrine entre estes e o mercado, aproximando fornecedores e compradores, além de manter um amplo espaço de informação.

O ranking também traz o o presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, entre os Evangelistas -Líderes de Comunidade por ser entendido entre o grupo de cofundadores de startups e mentores frequentes, responsáveis por puxar atividades no ecossistema, bem como aqueles que fazem parte da agenda frequente de palestras e eventos sobre empreendedorismo e startups na região.

Segundo Rossato, a citação no Mapeamento é um atestado de como a entidade mantém uma presença ativa com as empresas do setor de TI no estado.

“Mais do que uma entidade representativa dos interesses do setor de TI, nosso compromisso no SEPRORGS é promover um cenário de desenvolvimento e criação de novos negócios, das companhias já estabelecidas e dos novos entrantes no mercado. Contribuir para a alavancagem de ideias, crescimento de empresas, geração de empregos e movimentação da economia estão entre nossos propósitos, que este levantamento gratamente reconhece”, destaca o presidente.

O histórico do SEPRORGS no ambiente de startups, empreendedorismo e inovação é crescente e cada vez mais efetivo, incluindo iniciativas como a realização da Batalha de Pitches durante o Festival da Transformação 2018, participações em painéis, estande e ações de networking em encontros de ponta no setor, como o Mind 7 Startup 2019 em Caxias do Sul e apoio aos diversos Startup Weekends que ocorrem espalhados pelo RS, representação na cena nacional e internacional, por meio de oportunidades como o SXSW e o FIC, entre muitas outras.

A pasta de Startups da entidade é comandada pelo diretor Luís Henrique Petkovicz, segundo o qual o movimento da comunidade de inovação e startups do RS tem crescido de forma consistente nos últimos anos.

“Temos participado de diversas ações deste nicho, seja organizando ou participando dos eventos acima mencionados, seja apoiando programas, ações e atividades de organizações parceiras e da comunidade de inovação”, afirma o gestor. “É uma satisfação acompanharmos pessoas sendo provocadas a criar soluções e empreender em eventos como Startup Weekend, por exemplo. Ou, ainda, startups já constituídas que estão galgando seu espaço, em diversos níveis e momentos, buscando evoluir no programa Startup RS, tanto no Digital quanto no Scale conforme o seu nível de maturidade”, declara.

Web Site: