Takeda inicia o desenvolvimento de uma terapia derivada de plasma para o COVID-19

CAMBRIDGE, Massachusetts e OSAKA, Japão 5/3/2020 –

Globulina hiperimune policlonal anti-SARS-CoV-2 (H-IG) está sendo desenvolvida para tratar indivíduos infectados e de alto risco com COVID-19As possibilidades de reutilização de produtos e moléculas já existentes no mercado para potenciais tratamentos contra a COVID-19 estão sendo avaliadas
 

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO: 4502 / NYSE: TAK) (“Takeda”) informará hoje os membros do Congresso dos Estados Unidos que está iniciando o desenvolvimento de uma globulina hiperimune policlonal anti-SARS-CoV-2 (H-IG ) para o tratamento de indivíduos de alto risco infectados com COVID-19, além de estudar se os produtos atualmente comercializados e em desenvolvimento da Takeda podem ser utilizados para o tratamento eficaz de pacientes infectados. O SARS-CoV-2 é o vírus que causa o COVID-19.

As globulinas hiperimunes são terapias derivadas do plasma que anteriormente demonstraram ser eficazes no tratamento de infecções respiratórias virais agudas graves e podem ser uma opção de tratamento para o COVID-19. Como líder em terapias derivadas de plasma, com mais de 75 anos de experiência no desenvolvimento de produtos derivados de plasma, a Takeda tem a experiência necessária para pesquisar, desenvolver e fabricar um potencial H-IG policlonal anti-SARS-CoV-2, ao qual a Takeda está se referindo como TAK-888.

“Somos uma empresa dedicadaàsaúde e bem-estar das pessoas em todo o mundo, faremos tudo o que pudermos para enfrentar a nova ameaça do coronavírus”, disse o Dr. Rajeev Venkayya, presidente da Unidade de Negócios de Vacinas da Takeda e co-líder da a equipe de resposta COVID-19 da empresa. “Identificamos recursos e capacidades relevantes em toda a empresa e esperamos poder expandir as opções de tratamento para pacientes com COVID-19 e para os prestadores de cuidados.”

Atualmente, a Takeda está discutindo com várias agências nacionais de saúde e reguladoras, e parceiros de assistência médica nos EUA, Ásia e Europa para acelerar rapidamente a pesquisa do TAK-888. Isso requer acesso ao plasma fonte de pessoas que se recuperaram com sucesso do COVID-19 ou que foram vacinadas, após o desenvolvimento da vacina. Esses doadores convalescentes desenvolveram anticorpos para o vírus que poderiam potencialmente minimizar a gravidade da doença em pacientes com COVID-19 e possivelmente preveni-la.

O H-IG funciona concentrando os anticorpos específicos de patógenos do plasma coletado de pacientes recuperados ou de doadores vacinados no futuro. A transferência de anticorpos para um novo paciente pode ajudar o sistema imunológico dessa pessoa a responderàinfecção e aumentar sua chance de recuperação. Como é improvável que o plasma necessário para o TAK-888 venha dos atuais doadores de plasma, a Takeda inicialmente produzirá a terapia em uma área segregada dentro de suas instalações de fabricação na Geórgia, e o desenvolvimento e produção do mesmo não deve afetar negativamente a capacidade da Takeda de produzir outras terapias derivadas do plasma.

“As terapias derivadas do plasma são medicamentos essenciais que salvam vidas, dos quais milhares de pessoas com doenças raras e complexas dependem todos os dias ao redor do mundo”, disse o Dr. Chris Morabito, chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade de negócios de terapias derivadas de plasma da Takeda. “Nossa herança, combinada com nossa amplitude, experiência e capacidades, posiciona a Takeda de forma exclusiva para realizar o potencial de terapias derivadas de plasma, como o TAK-888”.

Além disso, a Takeda está explorando se terapias e moléculas comercializadas selecionadas em sua biblioteca de medicamentos podem ser candidatos viáveis ​​ao tratamento eficaz do COVID-19. Esses esforços estão em um estágio inicial, mas recebem alta prioridade na empresa.

Um grupo de trabalho próprio de especialistas internos em saúde pública, vacinas, terapias derivadas de plasma e P&D continuará a buscar oportunidades para alavancar nossa experiência e uma ampla rede de parceiros globais para tratar o COVID-19. COVID-19 é a doença causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), que pode causar pneumonia e já resultou em mais de 3.000 mortes em todo o mundo desde a sua recente descoberta. Até o momento, não existem vacinas ou terapias aprovadas para prevenir ou tratar o COVID-19.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO:4502/NYSE:TAK) é uma líder biofarmacêutica global, orientada por P&D e baseada em valores sediada no Japão, com o compromisso de levar uma melhor saúde e um futuro mais brilhante aos pacientes ao transformar a ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda foca suas iniciativas em quatro áreas terapêuticas: oncologia, doenças raras, neurociência e gastroenterologia (GI). Também realizamos investimentos de P&D direcionados a terapias derivadas do plasma e vacinas. Estamos nos concentrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas ao avançar a fronteira de novas opções de tratamento e potencializar nosso mecanismo aprimorado de P&D colaborativo e capacidades para criar um pipeline robusto de modalidade diversa. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com parceiros em cuidados de saúde em mais de 80 países.

Para obter mais informações, visite https://www.takeda.com.

Sobre as terapias derivadas de plasma

As terapias derivadas do plasma são essenciais para o tratamento de pacientes com uma variedade de doenças raras, com risco de vida, complexas e genéticas, para as quais existem poucas ou nenhuma outra opção de tratamento. O plasma é a porção líquida clara do sangue, cor de palha, que permanece após a remoção dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O plasma tem vários componentes com diferentes usos clínicos. Os produtos de plasma existem há aproximadamente 80 anos, e pesquisas em todo o setor estão em andamento para avaliar o maior valor terapêutico potencial do plasma em novas doenças.

Aviso importante

Para os fins deste comunicado, “comunicadoàimprensa” se refere a este documento, qualquer apresentação verbal, qualquer sessão de perguntas e respostas e qualquer material escrito ou verbal discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda”) com relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (inclusive instruções verbais e qualquer pergunta e resposta em conexão ao referido comunicado) não tem a finalidade e não constitui, representa, ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de oferta de compra, ou aquisição, subscrição, troca, venda ou alienação de títulos ou solicitação de voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outro título está sendo oferecido ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deve ser realizada nos Estados Unidos, exceto de acordo com o registro sob a Lei de Títulos Mobiliários de 1933 dos Estados Unidos, conforme alteração, ou de acordo com uma respectiva isenção. Este comunicadoàimprensa está sendo oferecido (juntamente com qualquer outra informação que possa ser fornecida ao destinatário) com a condição de ser utilizado pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para avaliação de qualquer investimento, aquisição, alienação ou outra qualquer transação). A não conformidade com essas restrições pode constituir violação das leis de valores mobiliários aplicável.

As empresas com as quais a Takeda direta ou indiretamente tem investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, o termo “Takeda” é algumas vezes usado por conveniência onde forem feitas referênciasàTakeda e às suas subsidiárias em geral. Da mesma forma, as palavras “nós”, “nosso/nossa” e “nossos/nossas” são também usadas para se referir a subsidiárias em geral ou a quem trabalha para elas. Essas expressões são também usadas onde não houver uma finalidade útil na identificação da empresa ou das empresas em particular.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa e qualquer material distribuído em conexão com este comunicado pode conter declarações prospectivas, convicções ou opiniões sobre os negócios futuros, a posição futura e os resultados de operações da Takeda, inclusive estimativas, previsões, metas e planos da Takeda. Entre outras, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “metas”, “planos”, “acredita”, “espera”, “continua”, “visa”, “pretende”, “garante”, verbos marcadores de futuro, possibilidade, probabilidade, dever, “antecipa” “estima”, “projeta” ou expressões semelhantes ou negativas. As declarações prospectivas contidas neste documento são baseadas nas estimativas e suposições da Takeda somente na data deste documento. Tais declarações prospectivas não representam qualquer garantia da Takeda ou de sua administração do desempenho futuro e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores, incluindo mas não limitados a: circunstâncias econômicas que envolvem os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e os Estados Unidos; pressões e desenvolvimentos competitivos; alterações nas leis e regulamentos aplicáveis; o sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e sua época; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações relacionadasàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; e a capacidade de desinvestir ativos que não são essenciais para as operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento, qualquer um dos quais pode fazer com que os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira reais da Takeda sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressas ou implícitas em tais declarações prospectivas. Para obter mais informações sobre estes e outros fatores que podem afetar os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda, consulte “Item 3. Informações principais — D. Fatores de risco” no Relatório Anual mais recente da Takeda no formulário 20-F e outros relatórios da Takeda arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission, SEC) dos EUA, disponível no site da Takeda, em: https://www.takeda.com/investors/reports/sec-filings/ ou no site www.sec.gov. Os resultados, as realizações, o desempenho futuro ou a posição financeira da Takeda podem ser materialmente diversos daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. As pessoas que recebem este comunicadoàimprensa não devem confiar indevidamente em nenhuma declaração prospectiva. A Takeda não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva contida neste comunicadoàimprensa ou em qualquer outra declaração prospectiva que a empresa possa fazer, exceto se exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho anterior não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos de – e não constituem – uma estimativa, previsão ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos com a mídia:

Mídia japonesa:

Kazumi Kobayashi

[email protected]

+81 (0) 3-3278-2095

Contato com a mídia fora do Japão

Katie Joyce

[email protected]

+1 (617) 678-9370

Deborah Hibbett

[email protected]

+ 41 79 961 8464

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: