Técnica lean eleva ganhos de produtividade em até 1.200%

24/9/2020 –

Desempenho foi obtido por meio de consultoria e treinamentos realizados pela empresa paulista Lean IT

A crise econômica mundial fez com que a busca pela redução de custos e melhoria de desempenho se tornasse imprescindível e inadiável, atingindo todos os setores de uma companhia, inclusive o de tecnologia da informação. Um dos termos mais procurados é o Lean IT, adaptação dos conceitos originados da filosofia lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI. “Com o trabalho, leva as companhias a ter ganhos de produtividade de no mínimo 30% chegando a até 1.200%”, afirma Rodrigo Aquino, head de Lean Transformation, da empresa Lean IT, especializada em consultoria e treinamentos utilizando esse instrumento e a única que possui essa marca.

O objetivo do lean é fazer com que a execução de projetos seja mais enxuta, integrando setores e aproximando equipe de produção do cliente e das necessidades, oferecendo valor mais rapidamente para ele, a partir da otimização de processos, evitando desperdícios e obtendo ganhos de produtividade. Para isso, é necessário mudar a maneira como as pessoas trabalham e, consequentemente, a cultura da empresa.

“A Lean IT atua com quebra de paradigma. Em vez de fazer as coisas em grandes lotes, é feito em pequenos lotes. Ao invés de trabalhar com sistema de produção em massa, adota-se o esquema one piece flow (uma peça de cada vez)”, diz Aquino, uma das pessoas no Brasil com maior tempo de trabalho utilizando lean em TI.

De acordo com ele, 85% das organizações que procuram os serviços da Lean IT querem que os departamentos de TI façam entregas mais rápidas. Geralmente são empresas médias e grandes, com número de empregados variando entre 300 a 5000, localizadas principalmente nas regiões Sudeste e Sul. O executivo ressalta que a Lean IT pode aplicar o lean em qualquer área, segmento ou tipo de empresa.

Os trabalhos oferecidos incluem assessment, com a realização de diagnósticos que mostram os ganhos para empresa; consultoria, para implementação do lean, incluindo lean agile, healthcare e gestão de crise; treinamentos, para capacitar os participantes com teoria e prática do lean; Plano de continuidade de negócios utilizando as técnicas lean e Certificação em Lean IT.

Fundada em julho de 2012 com o objetivo de difundir os conceitos e as técnicas lean ao mercado, a Lean IT oferece 28 treinamentos (on-line ou presenciais), tendo capacitado em torno de 2.300 pessoas. Aquino lembra que o lean também pode ser aplicado de diversas maneiras na vida, no cotidiano, das pessoas. “Por exemplo, até como lava-se a louça ou é feita atividades repetitivas. É uma forma diferente de fazer as coisas mais rapidamente”, diz o executivo.

Quadro

Nome: Lean IT.

Sede: São Paulo.

Atuação: especializada em consultoria e treinamentos utilizando a técnica lean para levar empresas a terem ganhos de produtividade.

Clientes: geralmente médias e grandes empresas que têm entre 300 e 5000 colaboradores, localizadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Já atendeu, entre várias outras, Sodexo, Stone, USP, etc.

Treinamentos: há 28 opções disponíveis.

Número de treinados: cerca de 2.300.