Tendências do urbanismo e das novas formas de habitar são debatidas em congresso on-line a partir desta semana

Belo Horizonte, MG 24/11/2020 – O objetivo é levar os participantes para novos caminhos, novas ideias e visões de como a arquitetura pode trabalhar em favor das pessoas

Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade vai abordar, de 23 a 30 de novembro, a relação entre qualidade de vida, espaços e sociedade com mais de 50 especialistas nacionais e internacionais em arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e bem-estar

Para arquitetar espaços, além da sustentabilidade e do futuro do planeta, é preciso levar em consideração aspectos que promovam o bem-estar, a satisfação emocional e a melhor experiência aos que vão habitá-los. As mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo, apressadas ainda mais pela pandemia e pelas novas configurações que o “novo normal” trouxe, apresentam aos profissionais, cada vez mais, o desafio de estarem preparados para tornar qualquer espaço um lugar bom e saudável.

O “hub” Arquitetura da Felicidade realiza, de 23 a 30 de novembro, o 2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade, que reúne especialistas em arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e bem-estar de diversas partes do país e do mundo para apresentar soluções inovadoras e sustentáveis, além de projetos e tendências do urbanismo e das novas formas de habitar. Além de palestras, o evento terá três “workshops experienciais”, ao vivo e on-line, que vão tratar de biofilia (amor à vida) na arquitetura, neuroarquitetura (influência do ambiente físico na atividade cerebral) e edifícios saudáveis. Os interessados podem se inscrever pelo site arquiteturadafelicidade.org.

“Vamos ter oito dias de evento com especialistas de renome nacionais e internacionais, que atuam nas mais diversas áreas da arquitetura e da neurociência, com mais de 50 palestras. O objetivo principal é instigar os participantes a saírem de uma visão organizada de arquitetura e levá-los para novos caminhos, novas ideias e visões de como a arquitetura pode trabalhar em favor das pessoas”, explica o idealizador do congresso e arquiteto paisagista, Guilherme Takeda.

O foco nas pessoas foi o ponto de partida da curadoria do evento, assinada por Martin Haag, profissional multidisciplinar com formação estratégica, que combina “filosofia e business”. “A arquitetura afeta diretamente a vida das pessoas e a pandemia nos trouxe um grande questionamento que é ‘como será o mundo daqui pra frente?’. Isso nos permitiu elaborar um evento repleto em conteúdo, com diversos temas relacionados a esse desafio, debatendo aspectos que vão desde tendências de comportamento e descobertas da neurociência até inclusão social, com apresentação de cases e muita troca de informações e networking”, destaca o curador.

O 2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade será totalmente on-line, via Hotmart, e ao vivo, das 18h30 às 23h. No sábado e no domingo, das 13h30 às 23h. No entanto, os participantes ainda terão acesso à plataforma, por seis meses, para assistir quantas vezes quiserem as mais de 50h de conteúdo. Além das palestras, serão realizados três “workshops experienciais”. Os participantes podem assistir as palestras e workshops em português, inglês e espanhol.

A programação do congresso inclui nomes de destaque, como Gustavo Arns, presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas e coach; François Valentiny, premiado arquiteto de Luxemburgo; Kris Mun, pesquisadora da renomada Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA); Lucio Ventania, mestre bambuzeiro, educador e pesquisador de metodologias ligadas ao bambu; Charles Spence, neurocientista da Universidade de Oxford; Marcello Dantas, curador brasileiro; Nini Andrade Silva, artista plástica e arquiteta portuguesa; Alexandre Allard, empreendedor do projeto Cidade Matarazzo; Lorenzo Shakespear, designer argentino; Bob Deutsch, antropólogo e consultor de grandes marcas nos EUA; o estilista mineiro Ronaldo Fraga; e Jan Gehl, criador do Novo Urbanismo, reconhecido por projetos para cidades mais habitáveis com melhora da qualidade de vida urbana pela reorientação em favor de pedestres e ciclistas.

Website: http://arquiteturadafelicidade.org

Web Site: