Tomate: o alimento versátil, rico em vitaminas e que pode prevenir doenças

1/2/2021 –

Utilizado nas mais diversas receitas, de saladas a drinks, esse fruto tão consumido e adorado tem um dia só para ele no Brasil, celebrado em 01 de fevereiro.

Nativo das Américas do Sul e Central, o tomate está presente em grande parte das receitas do dia a dia do brasileiro. É um item também muito utilizado em dietas por ter baixas calorias, propriedades diuréticas, vitamina C e ajudar na absorção de nutrientes pelo organismo. E por ser tão especial, saudável e consumido, o tomate tem um dia dedicado só a ele no Brasil: 01 de fevereiro.

Além de ser um alimento versátil, podendo ser usado em saladas, temperos, assados, em drinks e sucos, e naquele molho de macarrão ao sugo do domingo, o tomate tem como outro benefício o auxílio à prevenção de doenças como o câncer de próstata, por ser composto por boas quantidades de licopeno, que contém forte ação antioxidante. Esse fruto também é rico em vitaminas A e B, fósforo, potássio e cálcio.

“O Brasil é hoje um dos maiores produtores de tomate. Esse vegetal é um pilar da agricultura em regiões como a Sudeste e o Centro-Oeste, especialmente no estado de Goiás. E o seu plantio requer sempre cuidados especiais com relação a manejo, para garantir uma maior produtividade e evitar problemas com pragas. Por isso, a escolha da cultivar, bem como a forma de cultivo, desde campo aberto até em estufas fechadas (cultivo protegido), são decisões chave para uma boa colheita”, conta Daniela Augustinho, líder de marketing digital e comunicação para a América do Sul da Seminis – marca do segmento de hortifrúti da Bayer e que possui em seu portfólio diversas variedades para o desenvolvimento da tomaticultura no país.  

Veja abaixo algumas variedades de tomate que podem enriquecer as receitas:

Tomate Compack – É um fruto de plantas robustas, com excelente firmeza, paredes grossas, alta uniformidade de tamanho e formato. Os frutos têm elevada qualidade, são mais brilhantes e com melhor classificação comercial. É um tipo ideal para se fazer um vinagrete para o churrasco.

Tomate Coquetel DRC 564 – Conhecido como tomate tipo cocktail, é colhido em pencas ou frutos individuais. Seu fruto possui coloração vermelha bem atrativa, excelente aparência, sabor e doçura. Costuma ser produzido em estufas (cultivo protegido). A dica é usá-lo num molho ao sugo, bem natural para acompanhar o spaguetti.

Tomate Coronel (SV0361TH) – Conhecido por sua “Autoridade em produtividade”, foi desenvolvido e recomendado para as regiões Sudeste e Sul do Brasil, possuindo potencial produtivo com internódios curtos, além de excelente cobertura foliar prevenindo queima de frutos pelo sol. Com produção de tomates firmes que variam de 200 a 230g com alto brilho, fato que chama atenção na banca, o Coronel possui elevada rusticidade e adaptabilidade mantendo um excelente comportamento em condições de cultivo de verão. É um tomate ideal para acompanhar petiscos em um happy hour.

Tomate Santawest – Com um peso médio acima de 15-20g, altíssimo rendimento, apresenta uma cor vermelha intensa e um sabor mais adocicado, graças a um grau de doçura (brix) mais elevado. Isso permite que ele seja servido como aperitivo. Além disso, devido ao melhoramento genético, possui tolerância à formação de fissuras. Vai bem em uma salada tipo caprese.

Tomate TY 2006 – Líder de mercado no Nordeste, esse fruto do tipo saladete apresenta plantas vigorosas de crescimento determinado, excelente pós-colheita, resistência ao geminivírus TYLCV, além de alta firmeza e tamanho uniforme ao final da colheita. Tem rendimento médio de 450 caixas por pé e pode ser cultivado o ano todo. É o tomate certo para fazer uma salada refrescante para o verão.

A Seminis também tem em seu portifólio opções de porta-enxerto para a produção de tomate. Além de proteger a planta contra doenças de solo, essa técnica aumenta o vigor e a produtividade da lavoura:

Shincheonggang – Produto exclusivo da Seminis. Introduzido no mercado recentemente, apresenta resistência murcha-de-Fusarium e a murcha bacteriana.

Maxifort – Porta-enxerto indicado para cultivo protegido, conferindo excelente vigor à planta de tomate.

Multifort – Indicado tanto para campo aberto como para cultivo protegido e confere vigor, resistências e longevidade para as plantas.

A marca também terá dois lançamentos de porta-enxertos para este ano: Gumgang e SVTX6258.

Website: http://www.seminis.com.br

Web Site: