Torture Squad: com música em português, personagem ‘O Doutrinador’ é tema de música e clipe inéditos

São Paulo, SP 14/2/2020 – O single ‘O Doutrinador’ entra como faixa bônus da versão física em CD de Torture Years, coletânea da banda que celebra os 27 anos de existência da banda.

A banda Torture Squad acaba de lançar clipe da música ‘O Doutrinador’. O single é inspirado no personagem brasileiro dos quadrinhos criado pelo ilustrador Luciano Cunha. No vídeo, a banda vai parar nas páginas da HQ do (anti) herói que caça e persegue a elite política corrupta.

Rumo a terceira década de estrada, essa é a primeira vez que o Torture Squad grava uma música inteiramente em português que conta com um trecho de violino assinado pela maestrina Viviane Barbosa de Magalhães e traz a vocalista May Undead, conhecida por seu vocal gutural, em passagens líricas.

“Essas passagens suaves são para lembrar que o personagem também é humano, que não carregava ódio ou rancor antes de se tornar um justiceiro e usar da brutalidade para resolver as coisas com as próprias mãos, a seu modo”, explica o baterista Amilcar Christófaro.

Na HQ, o personagem tem a filha atingida por bala perdida em um estádio durante jogo da seleção brasileira e que morre por falta de atendimento no hospital por falta de recursos. Inconformado com a corrupção e os desmandos políticos que originam situações como a que viveu, ele vai atrás de justiça com as próprias mãos e encarna o alter ego O Doutrinador caçando e matando políticos corruptos.

“A história é muito forte e quando vi esse personagem eu achei ele genial. Ela convoca a gente a um dilema: ‘o que é mais brutal, alguém que age como O Doutrinador ou o político que rouba e acaba tirando a vida de pessoas nos hospitais públicos?’”, diz Christófaro sobre a escolha de compor para o personagem que conheceu há alguns anos.

Uma das locações em que o diretor Tiago Hospede, responsável também pela produção, filmou a banda foi uma fábrica abandonada onde a poeira acumulada ajudou a criar uma atmosfera que remete a um dos QGs do Doutrinador, com iluminação e cores associadas a ele (verde, azul e tons de vermelho).

O single ‘O Doutrinador’ entra como faixa bônus da versão física em CD de Torture Years, coletânea do Torture Squad lançada hoje (14) e uma versão da música em inglês – The Awakener – será disponibilizada nos streamings da banda.

Torture Squad também lança coletânea em CD
Também nesta sexta-feira (14) chega às lojas a versão física em CD de Torture Years (Sound City Records/ Distribuição Valhall Music), coletânea da banda que celebra seus 27 anos de existência, da estreia com ‘A Soul In Hell’ (1993) ao single ‘O Doutrinador’ (2020).

O álbum conta com encarte especial e histórico que traz o depoimento de atuais e ex-integrantes sobre cada uma das músicas, fotos e artes de cartazes das turnês em edição de colecionador. As faixas que compõe o disco foram selecionadas com a ajuda de fãs que participaram de votações pela internet para escolher as favoritas.

Sobre Torture Squad
Após um 2019 bem sucedido marcado pela destacada passagem pelo Rock in Rio, um dos maiores festivais do mundo, e ainda pela primeira turnê pela América Central completando shows por quatro países com apresentação no importante México Metal Fest, Torture Squad mantém o ritmo veloz de trabalho e hoje é Mayara “Undead” Puertas (vocal), Amilcar Christófaro (bateria), Castor (baixo) e Rene Simionato (guitarra).

A história do Torture Squad começa no final dos anos 80, em 1989, na Zona Sul de São Paulo com músicos que não mais integram a banda. Da formação seminal permanecem até a atualidade Amilcar e Castor desde 1993 ano de lançamento do primeiro material, a demo tape ‘A Soul in Hell’ que colocou o Torture Squad na rota da heavy metal nacional e estrangeiro.

Em 2000, a banda embarcou pela primeira vez para a Europa para a ‘Who Wants Some Metal Tour’, na Alemanha, e retornou outra vez em 2006 para mais giros no continente. É a única banda brasileira que tocou três vezes no Wacken Open Air, um dos mais importantes festivais de música pesada do mundo (2007, 2008 e 2011).

Também fez turnês por diversos países da América Latina tendo recentemente, em 2019, fechado sua primeira passagem pela América Central, pouco depois da consagração no palco do Rock in Rio onde dividiu apresentação com Claustrofobia e Chuck Billy, do Testament. Torture Squad já visitou 35 países em toda carreira.

A formação atual do Torture Squad completa cinco anos em 2020 e na discografia em sua era recente estão o EP ‘Return of Evil’ (2016) e o álbum ‘Far Beyond Existence’ (2017) além do single ‘O Doutrinador’ (2020).

Mais em torturesquad.net.br

Website: https://youtu.be/u5v2W1Ea8sA

Web Site: