Universidade, empresa privada e governo de Minas testam tecnologia para área da segurança pública

Belo Horizonte, MG 26/12/2019 –

Um software que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a empresa de tecnologia JMM Tech, que criou e custeou o projeto, promete transformar a maneira como Polícia Civil, Polícia Militar e cidadãos lidam com a integração da segurança pública. O trabalho é fruto de um Protocolo de Intenções de Investimentos firmado pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e a JMM Tech, assinado em setembro de 2019.

O sistema, focado na segurança pública, está em testes na cidade de Governador Valadares, por meio da parceria entre a JMM Tech, a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, 8ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), 8º Departamento da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares.

O software é codificado para uso nos celulares dos policiais e permite acompanhar a movimentação de tropas, o planejamento de missões, com monitoramento de sua execução, o direcionamento de viaturas com acompanhamento no mapa digital, permitindo ainda o pedido de reforço e a emissão de formulário de ocorrência por voz, entre outras funções. Para o cidadão, o sistema apresenta outras funcionalidades, como, por exemplo, emitir alertas de socorro, registro de ocorrência com inclusão de imagens e áudio, além de possibilitar a busca no dispositivo por uma rota mais segura.

Vinte celulares foram doados para a PMMG de Governador Valadares pela JMM Tech. O projeto prevê ainda a implantação de uma sala de comando e controle e será testado também pela Polícia Civil da região. O software será cedido gratuitamente para as regiões de Governador Valadares e de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Em Araçuaí, a empresa doou os equipamentos para instalar uma sala de comando e controle. A fase de testes deve durar até final de janeiro de 2020, quando há a previsão de lançamento oficial do sistema.

Parte da nova da tecnologia foi desenvolvida na Inglaterra e parte, no Brasil. Os responsáveis pelo desenvolvimento do software são o CEO da JMM Tech, Ernani Jardim de Miranda Machado, além do braço da empresa na Inglaterra (JMM Universal Technologies) e a equipe de pesquisadores e desenvolvedores do Departamento da Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Conforme explica Ernani Machado, esse é um projeto privado em parceria e consonância com o governo do Estado e a UFMG, que foi custeado 100% com dinheiro privado. “O governo estadual vai eleger outras 11 cidades, além de Governador Valadares, para que o sistema possa operar de maneira totalmente gratuita”, afirma Machado.

“Estamos em um Estado síntese do Brasil. A escolha por Minas Gerais se deu, primeiramente, porque sou mineiro e, para minha sorte, é um dos Estados com maior excelência em P&D (pesquisa e desenvolvimento), onde alguns dos principais cérebros compõem o DCC UFMG”, avalia Machado. “É primordial um governo que incentiva a inovação, busca soluções e quer analisar constantemente resultados em busca de aperfeiçoamento em prol da população —e isso está sendo feito aqui. Além disso, a maneira como a prefeitura de Governador Valadares e a associação comercial abraçaram o projeto nos faz crer que será uma grande experiência”, afirma.

No dia 16 de dezembro, Ernani Miranda e a equipe de desenvolvedores do DCC UFMG apresentaram o sistema ao vice-governador Paulo Brant, ao presidente do Indi, Thiago Toscano, à superintendente de pesquisa e tecnologia da Secretaria Estado de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Pinheiro, e aos representantes das polícias Civil e Militar. Durante o encontro, o vice-governador Paulo Brant falou que os índices de criminalidade em Minas Gerais estão sendo reduzidos acima da média brasileira. “[O software] é um projeto fantástico; estamos trabalhando em Minas Gerais na integração das polícias Civil e Militar com muito planejamento, com vários projetos e, com essa tecnologia, vamos potencializar, enormemente, a obtenção de resultados, que já são muito bons”, avaliou Brant.

Na mesma linha, a superintendente de pesquisa e tecnologia da Secretaria Estado de Desenvolvimento Econômico Gabriela Pinheiro endossou que a parceria com a JMM Tech é um exemplo da tríplice hélice de investimento, uma vez que envolve Estado, universidade e iniciativa privada. “O fomento desse relacionamento das universidades com as empresas de tecnologia —e o governo nesse apoio— é fundamental para termos resultados, que, de fato, façam sentido para a sociedade, que a gente gere produtos de alto valor agregado, desenvolva centros de P&D e atraia cada vez mais empresas para cá”, afirmou.

Por sua vez, o presidente do Indi destacou que o desenvolvimento do software é muito importante para Minas Gerais. “Estamos tendo em Minas projetos de alta tecnologia, que demandam mão de obra qualificada, em consonância com aquilo que se espera de uma economia que cresce e procura se diversificar”, afirmou. “Essa área da tecnologia da informação é muito importante para a economia mineira. Nós estamos conseguindo manter essas empresas aqui, com projetos que estão agregando valor nas áreas de TI e de segurança pública.”

Website: http://jmmtech.com.br/novo/

Web Site: