Universidade oferece bolsas de estudos para cursos EAD e semipresencial

Curitiba, PUCPR 19/11/2019 –

A flexibilidade para estudar onde e quando quiser é o que leva muitos estudantes a optar pelo ensino a distância (EAD) ou por cursos semipresenciais. Segundo dados da Educa Insights, 93% dos alunos de cursos superiores a distância trabalha e estuda, e 97% são os próprios responsáveis pela mensalidade do curso.  

Nesse sentido, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está oferecendo um incentivo a mais para quem pretende estudar em um curso de graduação a distância (EAD) ou semipresencial.  Trata-se do VestiBolsa, um processo seletivo para ingressar na faculdade e que dará bolsas estudos para os mais bem colocados na prova. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site e a prova acontecerá no dia 30 de outubro.  

A estudante Cibele Dias Barbosa, de 24 anos, conseguiu a bolsa de 100% para o curso de Bacharelado em Negócios na última edição do processo seletivo. Ela conta que foi o incentivo que precisava para decidir cursar. “Escolhi esse curso para complementar com o que estou terminando, de Economia. Com a bolsa, posso estudar sem me preocupar com as mensalidades”, explica.  

Cibele diz que escolheu o EAD para conciliar com o final da sua outra graduação e com o estágio que está fazendo, podendo estudar nas horas vagas. “Estou gostando, os conteúdos são de ótima qualidade e a didática da PUC ajuda bastante no aprendizado”, relata a estudante.   

O Coordenador da Educação a Distância da PUCPR, Sandro Marques, explica que os descontos valem para o curso todo e que o VestiBolsa é uma forma da instituição oportunizar ainda mais acesso à educação. “Conseguimos viabilizar maior acesso às pessoas que têm interesse de estudar na PUCPR, mas que por algum motivo tenham alguma restrição financeira ou geográfica para realizar seu sonho!”, comenta.  

A prova do VestiBolsa acontecerá no polo escolhido pelo aluno no ato da inscrição e consistirá em uma redação e mais questões de português, conhecimentos gerais e de matemática. Os descontos vão de 100% a 10% e se estendem por todo o curso.  

Sobre a Educação a Distância  

A modalidade EAD vem crescendo no Brasil. De 2016 para 2017, o Censo da Educação Superior apontou um aumento de 27% de estudantes matriculados nesse formato de ensino. Atualmente, 1 a cada 5 estudantes do ensino superior estão matriculados em uma graduação a distância. “A grande vantagem dos cursos totalmente online oferecidos pela PUCPR está na flexibilidade e conveniência de poder estudar onde e quando o aluno tiver possibilidade, com um valor que se encaixa no orçamento familiar”, ressalta o coordenador.  

Segundo ele, para garantir a qualidade de ensino nos cursos EAD, o aluno da PUCPR tem o acompanhamento ativo dos professores tutores da instituição, e desenvolve atividades individuais ou em grupo promovendo uma convivência online com os colegas. Os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia, sendo possível acessar de qualquer dispositivo conectado à internet.  

Já na Nova Graduação semipresencial, os estudantes contam com aulas presenciais duas vezes por semana para aprofundar e praticar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências profissionais e humanas desejadas pelo mercado. “O aluno tem momentos presenciais em laboratórios ou salas de metodologias ativas que permitem maior consolidação do aprendizado e aplicação prática dos conceitos”, explica Marques.  

A PUCPR tem polos em Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo. É a maior instituição de ensino superior do estado e está entre as três melhores do Brasil. Oferece 20 cursos de graduação na modalidade a distância e 14 opções de ensino superior semipresencial. A formação é focada nos conceitos técnicos do curso e também no desenvolvimento de profissionais éticos e capacitados para o mercado de trabalho.  

Website: https://ead.pucpr.br/vestibolsa

Web Site: