Visagismo acadêmico: encontro entre as imagens, que garante um discurso silencioso com total eloquência

São Paulo-SP 10/3/2020 – O jeito de ser, a maneira como se compreende a vida e o mundo, as preferências declaradas e as mais ocultas. Tudo isso é estudado pelo Visagismo Acadêmico.

No mundo atual, todos conhecem a importância da imagem para a vida dos seres humanos. Apesar de sempre ter sido essencial, nas últimas décadas ela vem ganhando grandes proporções e passou a ser analisada de uma maneira mais profunda e detalhista. O Visagismo – ciência que estuda e encontra, através de comprovações matemáticas e científicas, os caminhos para se chegar à imagem desejada do indivíduo – contempla também a sinergia entre as imagens e os ambientes profissionais, sociais, midiáticas e pessoal de cada um. 

“Somos um só e precisamos atender às nossas necessidades ao mesmo tempo em que somos exigidos a transparecer uma certa imagem no desempenhar de atividades sociais, pessoais, profissionais e midiáticas”, afirmam o grupo multidisciplinar de Visagismo: Nicoli Landy, Simone Pismel, Mahli Clementino, Don Alexandre, Adriana Haga, Dra. Audrei L. S. Rocco, Ivan Izzo, Thaís T. M. Milhomens, Mestre Tania Trindade e o  Doutorando Robson Trindade, que é o responsável por trazer o visagismo acadêmico para dentro das universidades brasileiras e também para Europa.

Segundo o profissional, para que isso seja possível, é essencial conhecer os valores da uma empresa e compreender aspectos físicos e emocionais dos indivíduos que ali trabalham como um todo. Somente assim encontramos um caminho possível para alinhar a imagem destes dois papéis.

Imagem pessoal

Tania explica que o Visagismo é a ciência que estuda diversos espectros de um indivíduo para que, desta maneira, as compleições físicas sejam exploradas em consonância completa com questões emocionais menos aparentes, mas que não são menos importantes na hora de compor a imagem ideal e harmônica desejada.

“O jeito de ser, a maneira como se compreende a vida e o mundo, as preferências declaradas e as mais ocultas. Tudo isso é estudado pelo Visagismo para chegar às respostas que nos levam à imagem adequada e perfeita de cada um. Por exemplo, alguns aspectos como o modo de andar, a forma como se abre ou posiciona as mãos, o olho dominante, lado sensual e racional são análises que fazemos e que nos ajudam nas respostas. Conhecer tudo isso é essencial no desempenho do papel de um profissional Visagista com formação na prática acadêmica”, ilustra Robson Trindade.

Mas, reitera Adriana Haga, que o todo é essencial. Os aspectos físicos estudados pelo Visagismo vão muito além do que se enxerga a olho nu. Por isso, segundo eles, é inegável que se trata de uma ciência e um trabalho extremamente exclusivo e totalmente individual, ou seja, só funciona para uma pessoa no mundo. “É tudo por e para você, somente”.

“Para saber sobre cores, texturas, cortes de cabelos que mais estarão de acordo com cada um, os acessórios mais indicados, o tipo de óculos, caso seja necessário, tudo isso é medido e calculado matematicamente através de medições e estudos. Em um processo de um atendimento de Visagismo, fazemos, mais de 54 fotos de cada indivíduo e analisamos uma a uma para poder entender e encontrar o resultado esperado”, explica o Doutorando em Visagismo Digital, no departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital, TIDD/PUC-SP, Robson Trindade.

Imagem profissional

E neste contexto também se leva em consideração a imagem profissional. Para que os dois lados estejam alinhados, é essencial conhecer as exigências e necessidades da empresa para encontrar as saídas que sejam agradáveis para ela, sem deixar de lado as preferências e estilo de cada indivíduo.

“Sim, isso acaba sendo uma continuidade de cada pessoa. O trabalho faz parte da nossa vida de uma maneira presente e intensa. Passamos mais tempo desempenhando nosso papel profissional do que o pessoal, muitas vezes, por isso é de grande importância que para atender o que uma empresa espera, estejamos satisfeitos pessoalmente. Somente desta forma teremos experiências duráveis e, me arrisco a dizer, mais frutíferas para os dois campos”, pontua Pós-Graduada com MBA em Visagismo Nicoli Landy.

Já a Master Business Administration em Visagismo Simone Pismel, conta que através de uma consultoria completa de Visagismo e conhecendo os valores da empresa para a imagem que seus funcionários devem transparecer, os Visagistas conseguem encontrar estilos e cores de roupas, acessórios, cabelos e maquiagem, entre outros pontos, que atendam as expectativas de todos os lados. “Todo mundo sai satisfeito e desempenha suas funções com mais satisfação e rendimento”.

O encontro entre o profissional e pessoal

Por isso, Mahli Clementino, afirma que o Visagismo é o caminho mais eficaz, eficiente e certeiro para chegar ao encontro sinérgico entre as imagens pessoal, social, midiática e profissional de cada indivíduo. Para isso, é essencial conhecer as demandas solicitadas pela empresa e estudar e compreender a pessoa em seu universo mais amplo.

“A matemática é simples. Ao encontrar respostas que alinham o modo de vestir, maquiar, cortar os cabelos, escolher acessórios com os aspectos rasos, mas também os mais profundos de cada ser, damos a ela as armas certas para que possam entrar na luta de se olhar no espelho e sair ganhando todos os dias”, encerra Professora Especialista Thaís Trindade Melro Milhomens.

www.livrosdevisagismo.com.br

www.visagismoacademico.com.br

www.robsontrindade.com.br

Fonte: Website: http://www.birodevisagismo.com.br

 

Website: http://www.birodevisagismo.com.br

Web Site: