Websérie revela segredos e curiosidades das aves amazônicas

Manaus, AM 1/2/2021 – O lançamento da websérie, nesta quarta-feira (dia 3), terá um bate-papo conduzido pela jornalista Aline Midlej com a equipe que criou os documentários

Cantos da Amazônia estreia nesta quarta-feira (3) com transmissão de debate nas redes sociais e no YouTube

Uma série de filmes curtos, Cantos da Amazônia faz um passeio pela natureza da floresta, conduzido sob a ótica da observação de aves. O projeto nasceu da amizade entre um ornitólogo e um fotógrafo de natureza. Mario Cohn-Haft e Marcos Amend compartilham, além da floresta no entorno de suas casas em Manaus (AM), a vontade de divulgar a diversidade, o comportamento e a interação das aves com o ambiente amazônico. Do recôndito mais remoto da floresta aos ambientes urbanos, diversas espécies são apresentadas ao longo dos episódios.

O lançamento da websérie, nesta quarta-feira (dia 3), terá um bate-papo conduzido pela jornalista e apresentadora Aline Midlej com a equipe que criou os documentários. A transmissão ocorre no canal Avistar do YouTube e nas redes sociais (os canais estão nos links www.lintr.ee/avistar ou www.linktr.ee/cantosdaamazonia).

“As aves estão por toda parte, basta ter um pouquinho de disposição para notá-las. E elas formam um universo fascinante. Cada espécie tem inúmeras histórias e características únicas, curiosidades e detalhes de seu relacionamento com a natureza e com os ambientes modificados pela humanidade, como as cidades. É isso que tentamos mostrar”, afirma Mario Cohn-Haft, que é pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Ele também atua como apresentador dos documentários.

Para Marcos Amend, os filmes são uma maneira de atrair mais adeptos não só para a observação de aves, mas também para a conservação. “Meu ideal com a fotografia sempre foi mostrar que há natureza acessível a todos. Quero que as pessoas sintam vontade de conhecer os lugares por onde a gente passa. Quanto mais a sociedade se perceber como usuária das paisagens, plantas e bichos, mais engajamento teremos na proteção das áreas naturais”, revela Amend.

A websérie tem produção e direção da experiente documentarista Carolina Fernandes. Ela explica que o clima descontraído e a linguagem simples tornam os documentários ainda mais complexos. “Aproveitamos a experiência do Mario e a energia da nossa assistente científica, a ornitóloga Priscilla Diniz, para construir roteiros com temas bem definidos e uma riquíssima e rigorosa pesquisa científica por trás, sem perder a fluidez, a simplicidade e o bom humor”, conta a diretora.

Os cinco primeiros episódios websérie foram produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc, através de edital da Manauscult. O canal Cantos da Amazônia do YouTube vai disponibilizar novos conteúdos quinzenalmente e sempre irá contar com um bate-papo virtual com a equipe a cada estreia.

Website: http://www.linktr.ee/cantosdaamazonia