WhatsApp lança ferramenta de pagamentos em sua plataforma

São Paulo, SP 1/7/2020 –

O WhatsApp anunciou que passará a permitir transações financeiras entre os usuários, utilizando a plataforma de finanças digital da empresa controladora do app, o serviço Facebook Pay.

Na semana passada (15) o WhatsApp lançou no Brasil o seu serviço de pagamentos entre amigos e empresas. Agora, os usuários do aplicativo poderão fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços.

“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, foi anunciado no Blog do WhatsApp na semana passada.

Assim, nesta primeira fase, apenas quem tiver cartões de crédito ou débito do Nubank, do Banco do Brasil e do Sicredi poderão usar o serviço de pagamentos. A responsável pelo processamento de pagamentos será a Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros.

As pessoas podem transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Apenas transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas.

Os pagamentos no WhatsApp serão liberados para todos os usuários do aplicativo no Brasil ao longo das próximas semanas. O WhatsApp pretende expandir os pagamentos para outros países em breve.

“Além disso, enviar dinheiro para seus amigos e familiares vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem, o que é muito útil quando estamos fisicamente distantes. Como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, foi complementado no anúncio da empresa.

Para Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, a tecnologia vai tirar milhares de empresas da informalidade e ajudar na inclusão financeira. “O lançamento do serviço torna-se ainda mais importante para superarmos o momento delicado provocado pela pandemia”, afirma.

O WhatsApp sempre foi um aplicativo de mensagens voltado a usuários. Gradualmente, ele começou a adentrar a área das empresas. Primeiro, veio um app para PMEs, o WhatsApp Business, depois, a integração a sistemas corporativos de gestão de clientes, como o Zendesk. Criando, assim, uma nova experiência de compras online ao público.

Agora, o aplicativo de mais de vinte bilhões de dólares comprado pelo Facebook em 2014 mostra a que veio: ele será a carteira digital de Mark Zuckerberg.

Dessa forma, pode-se contemplar a possibilidade de uma nova era de compras online, quem sabe o que mais está por vir, não é mesmo?

Similarmente, especialistas do segmento, alertam para o impacto do pagamento pelo WhatsApp.

Na avaliação da especialista em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Oms, o novo serviço pode facilitar atividades como compras online, pagamentos e transferência de recursos para muitas pessoas. Mas a novidade também pode provocar prejuízos aos consumidores.

Quem sabe, em um futuro próximo, será possível comprar qualquer produto online e ainda garantir uma economia extra com cupom de desconto diretamente no WhatsApp.

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