A importância da mídia social na cultura, lazer e turismo

São Paulo, SP 24/3/2020 – Estava faltando um portal como o Wobzie, focado no engajamento social, para fortalecer o relacionamento entre consumidores (moradores e turistas) e os locais.

As relações se estabelecem tendo como base a confiança. Alguém não deixará seu filho com uma pessoa em quem não confia; uma empresa dificilmente firmará contrato com outra que está malvista no mercado; um turista pensará duas vezes antes de se aventurar em experiências frustrantes para outros. E quando se trata de turismo, a mídia social ao longo dos anos tem se mostrado uma ferramenta indispensável na divulgação de opiniões, criando laços ou, por outro lado, freando aproximações. Nas redes sociais o turismo é um dos principais temas – estima-se que mais de 80% dos turistas planejem suas viagens com base no que seus pares postaram no Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo.

Contudo, na opinião dos executivos do Wobzie, um guia em rede social de cultura, lazer e turismo a ser lançado nos próximos meses, “estava faltando nesse cenário um portal que focasse no engajamento social, que fortalecesse o relacionamento entre consumidores (tanto moradores da região quanto turistas) e locais (ou seja, os estabelecimentos)”.

Na interação virtual, as pessoas adquirem informações pelas experiências compartilhadas por fotos, check-ins, classificações e opiniões. O conteúdo de mídia social é facilmente acessível e extremamente influente, e pode servir para afastar clientes em potencial ou inspirá-los a reservar. Por outro lado, as ações de marketing dos próprios destinos (hotéis, restaurantes, casas de show, teatros, agências de viagem, etc.) também têm um importante papel nessa relação.

Por isso o portal Wobzie promete ser um aliado tanto do consumidor, que fará seus comentários, quanto dos próprios locais, que poderão lançar ofertas e cupons de desconto e assim estabelecer uma relação de fidelidade com os clientes.

Com maior visibilidade através das postagens, maiores também são as chances de atrair clientes. Isso sem dúvida leva a um outro fenômeno, qual seja o empenho em oferecer um melhor atendimento – afinal, se a experiência do cliente não for das melhores, outros consumidores serão influenciados pelos comentários negativos. O feedback dos clientes é importante para todas as partes.

O turismo é uma das atividades mais importantes para a economia brasileira, representando cerca de 8% do PIB nacional e gerando mais de 6 milhões de empregos. Junto do turismo, lazer e cultura são outros dois segmentos altamente relevantes nas redes sociais e cooperam para o desenvolvimento da atividade econômica pois estimulam a produção de bens e serviços e na geração de novos postos de trabalho, reverberando até na melhora da infraestrutura das cidades.

A interação social via internet é algo que não se pode frear e que tende a se ampliar cada vez mais. Por isso ao longo dos anos se viu o surgimento massivo de ferramentas que corroboram para o estabelecimento de novas relações. É o que promete fazer o portal Wobzie, conectando os consumidores (moradores ou turistas engajados em disseminar informações relevantes acerca dos lugares que frequenta) e os locais avaliados (empenhados em atrair mais clientes por meio de promoções).

Website: http://wobzie.com