A importância do diagnóstico comportamental na prevenção de acidentes de trabalho

Rio de Janeiro, RJ 29/10/2019 – A autoconfiança é um dos fatores que mais contribuem para o risco de acidentes.
Ricardo Gnone, Gerente de Contas da ETALENT.

Todos os dias, milhares de profissionais vão trabalhar e, dentro do ambiente corporativo, há uma série de acontecimentos que podem ser bons e ruins, como os acidentes de trabalho.

Neste contexto é relevante entender que muitos desses problemas são causados por conta do comportamento humano.

Para se ter uma ideia, ansiedade, distração, insegurança e negligência são alguns distúrbios comportamentais que costumam ocasionar acidentes de trabalho no ambiente industrial e corporativo.

Os acidentes de trabalho mais comuns

Isso depende muito de qual ramo a empresa trabalha, da quantidade de colaboradores que têm e de quais as atividades feitas no dia a dia.

Além disso, é importante levar em consideração o fato de que existem companhias que trabalham em ambientes que oferecem mais perigo aos profissionais, e outras em que o risco é bem mais baixo e, consequentemente, fácil de resolver.

Porém, há situações que ocorrem com uma certa frequência, de modo que os acidentes de trabalho acabam se tornando algo mais comum.

Para isso, é essencial que a empresa forneça ao colaborador os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, que são os equipamentos de proteção feitos para a segurança diante de diversos tipos de ocorrências.

E que ocorrências são essas? Algumas delas são:

– quedas;
– choques elétricos;
– movimentos repetitivos;
– contusões;
– queimaduras;
– má postura;
– iluminação muito forte;
– barulho extremo;
– alergias;
– exposição desnecessária à radiação;
– cortes.

Pessoas com atitudes adequadas correm menos riscos de acidentes

Um dos caminhos sugeridos para mudar este cenário está na definição das características comportamentais adequadas para cargos com alto risco de acidentes, além do recrutamento de profissionais que tenham perfis compatíveis com tais exigências.

Afinal, saber qual o comportamento adequado para cada função tem sido fator decisivo na redução dos riscos de acidente de trabalho em diversas organizações. Além disso, não devemos esquecer a importância de seguir rigorosamente as normas e os procedimentos estabelecidos pela Segurança do Trabalho.

Investir em palestras, treinamentos e equipamentos confiáveis são ações cruciais para garantir a qualidade de vida dos colaboradores – e consequentemente na lucratividade do negócio.

Adotar a gestão do comportamento na prevenção de acidentes

Através de uma metodologia cientificamente comprovada e reconhecida internacionalmente, a ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão do comportamento, oferece uma plataforma online (https://etalent.com.br/etalent-pro) capaz de identificar tendências de comportamentos humanos suscetíveis ao risco.

Além dos conhecimentos e habilidades, a solução da ETALENT incorpora o comportamento como base de informações sólidas e estratégicas para as empresas entenderem de maneira completa como:

– Construir de perfis comportamentais para cargos com alto risco de acidentes;
– Selecionar profissionais preparados para cargos com alto risco de acidentes;
– Contribuir para alcançar conformidade com as Normas de Segurança e Saúde do Trabalho;
– Gerar relatórios comportamentais para que colaboradores e lideranças possam entender os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos.

“Importante ressaltar que apesar de investimentos voltados para a área de segurança, como equipamentos, barreiras, físicas, material áudio visual e treinamento, ainda não se considera o comportamento humano, que é – em tese – a última barreira. Identificar tendência comportamentais permite verificar tendências a atos inseguros. A autoconfiança é um dos fatores que mais contribuem para o risco de acidentes. Ter esse tipo de diagnóstico permite que a organização e seus gestores, juntamente com área de segurança do trabalho e o RH, possam melhorar seus processos de comunicação, treinamento e gestão de processos seguros”, afirma Ricardo Gnone, Gerente de Contas da ETALENT.

Website: https://etalent.com.br/

Ricardo Gnone, Gerente de Contas da ETALENT.

Os acidentes de trabalho mais comuns

E que ocorrências são essas? Algumas delas são:

– quedas;
– choques elétricos;