Alunos de escolas públicas brasileiras são convocados a liderarem ações de conscientização para conter o novo Coronavírus e concorrer a prêmios

belo horizonte 31/3/2020 – Sabemos que se a situação do COVID19 no Brasil piorar serão as pessoas com menos recursos as mais afetadas e por isso convocamos os jovens de escolas públicas.

A organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação lançou, no dia 19 de março, o Desafio #ForaCoronaVirus com o objetivo de colocar alunos de escolas públicas na liderança da conscientização sobre a pandemia que chegou ao Brasil.

O desafio focado na Geração Z, propõe que esses jovens, alunos de escolas públicas, produzam e divulguem nas redes sociais (Instagram, TikTok e Twitter) conteúdos informativos e educativos sobre a prevenção do #COVID19, utilizando a hashtag #ForaCoronavírus. Os melhores conteúdos, avaliados pelos critérios de criatividade, informação e repercussão, serão premiados. O primeiro lugar será contemplado com um iPhone de última geração. Dentre os prêmios também estão milhares de bolsas de estudos em cursos online da Rock.org, iniciativa da empresa Rock Content e uma bolsa de estudo integral para um curso no ensino superior na faculdade Arnaldo.

Podem participar alunos de escolas públicas matriculados em instituições brasileiras do sexto ano do Ensino Fundamental II ao terceiro ano do Ensino Médio. Para participar, o estudante interessado deve acessar o site foracoronavirus.com.br, ler o edital e realizar a inscrição no desafio. Feito isso, basta publicar o conteúdo e já concorrerá aos prêmios. Empresas e cidadãos também podem ajudar divulgando a campanha ou realizando doações de prêmios.

Manifesto Embaixadores da Educação

Segundo o manifesto do Embaixadores da Educação, disponível no site do desafio, a organização existe para que em momentos como esse, as pessoas se posicionem no polo ativo e não passivo dos desafios sociais. O manifesto defende ainda que, para transformar uma cultura, é preciso começar pelas crianças e jovens (que são o futuro), e principalmente, pelos alunos de escolas públicas que representam 73% de todos os estudantes matriculados na educação básica segundo dados do IBGE. O manifesto destaca que o Brasil possui atualmente a maior geração de jovens da história e, portanto, a hora de virar o jogo e formar futuros líderes melhores, é agora! Por fim, o manifesto argumenta que se a situação do COVID19 no Brasil piorar, serão as pessoas de periferias, com menos recursos, as mais afetadas. Por isso o chamado para jovens de escolas públicas.

A iniciativa do desafio #ForaCoronaVirus conta com o apoio de empresas Dito, Faculdade Arnaldo, Lacerda Diniz e Sena Advogados,  Roda Digital e Rock.org (Rock Content).

Embaixadores da Educação

O Embaixadores da Educação é uma organização de impacto social sem fins lucrativos fundada por ex-alunos de escolas públicas com o propósito formar jovens como protagonistas da mudança. A ONG surgiu quando os fundadores eram alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), projeto social da Escola do Sebrae para alunos de escolas públicas.  Há 7 anos, a ONG desenvolve projetos como o Embaixadores na Escola, empoderando alunos de escolas públicas a se tornarem agentes de transformação; o “Crie O Impossível”, sala de aula aberta sobre empreendedorismo em estádios de futebol e a Empower, plataforma para desenvolver habilidades mão na massa em alunos de escolas públicas.

Desafio #ForaCoronaVirus

Quando: 19 de março a 18 de abril de 2020.

Inscrições e informações: foracoronavirus.com.br

Instagram: @embaixadoresedu

Contato: [email protected] ou (31)99717-7342 (Guilhermina)

Website: http://foracoronavirus.com.br