Ciclo de palestras, do Sebrae/PR, incentiva ‘check-up’ no setor de saúde

Maringá, Paraná 3/8/2013 – Clínicas, consultórios ou laboratórios precisam ser encarados como empresa e, atualmente, esse mercado está cada vez mais especializado. Para ter diferenciais competitivos é preciso aprender técnicas de administração para gerir bem um negócio

‘Check-up’, no âmbito dos negócios, é uma avaliação preventiva que pode ser aplicada para verificar a ‘saúde’ da gestão empresarial. A afirmação foi proferida por Alexandra Bertasso, especialista em Gestão Empresarial e Marketing, durante a palestra “Fazendo um check-up na sua empresa”, realizada nesta semana, no Sebrae/PR em Maringá.

O tema abriu o ciclo de palestras, que aconteceu nos últimos dias 30 e 31 de julho, sobre gestão empresarial para o setor de saúde. A ação é inédita em Maringá e faz parte do Projeto Saúde do Sebrae/PR, em parceria com o Programa Agentes Locais de Inovação. Empreendedores da área de saúde devem ficar atentos porque mais ações serão realizadas ainda este ano.

Alexandra Bertasso também explanou que profissionais da área de saúde saem das universidades sem preparo em gestão empresarial e, por isso, sentem dificuldades no mercado. “Clínicas, consultórios ou laboratórios precisam ser encarados como empresa e, atualmente, esse mercado está cada vez mais especializado. Para ter diferenciais competitivos é preciso aprender técnicas de administração para gerir bem um negócio”, enfatizou.

A especialista também citou que o Brasil enfrenta um período de mudanças no comportamento do consumidor e o contexto também impacta a postura do paciente. “Hoje, com mais informação e poder aquisitivo, o paciente não busca médicos só em casos de tratamento de saúde, querem também realização na busca de bem-estar e de cuidados estéticos.”

Sonia Vidotti, especialista em Gestão Empresarial com 13 anos de experiência na área da saúde, conduziu a palestra “Qualidade e o elemento humano: o diferencial na atualidade”. Ela abordou que, atualmente, a qualidade é voltada para a excêlencia de serviços, produtos e atendimento, mas sempre com foco em satisfazer o cliente.

“Cada elemento humano da organizacao compõe o resultado final da qualidade. Para isso, o gestor precisa agir estrategicamente com ações que envolvam toda equipe, delegando atribuições e informando o padrão de qualidade esperado. Além disso, precisa estar atento aos detalhes, evitar oscilações negativas e buscar melhorias contínuas”, reforçou a especialista.

No dia 31, também foram realizadas outras duas palestras. Uma sobre “Lideranças e seus estilos”, ministrada por Mauro Fungas, especialista em Recursos Humanos e em Marketing, que abordou conceitos e métodos de liderança, bem como a personalidade e o papel do líder.

O ciclo de palestras foi encerrado com Aline Cantarotti, professora e coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que palestrou o tema “O profissional de secretariado executivo – da assessoria à gestão”. Durante a explanação, ela destacou a distinção entre um secretário e um assessor a fim de que o gestor tenha mais clareza ao organizar os procedimentos e atribuições internas.

A cirurgiã plástica, Jaqueline Jardim, participou das palestras e considerou a iniciativa muito produtiva. Há mais de 16 anos, ela é gestora da Clínica Jardim, em Maringá, e diz que profissionais da área de saúde, de fato, têm dificuldades em gestão empresarial.

“As palestras e a proposta do Projeto do Sebrae/PR vêm ao encontro das nossas necessidades. Orientações sobre como devemos administrar, como fazer o planejamento, como controlar as finanças e como obter qualidade de atendimento são importantes para nos prepararmos como empresários. Além disso, nos motiva a buscar novos conhecimentos e melhorias”, afirmou.

Projeto
O consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, apresentou o Projeto Saúde aos participantes e reforçou que o objetivo é contribuir para a profissionalização e desenvolvimento da gestão empresarial de clínicas, consultórios e laboratórios privados. “A partir dos conhecimentos, empresários do setor de saúde poderão obter mais qualidade na prestação de serviço e, por consequência, obterão melhores resultados em competitividade e em faturamento.”

Élvio Saito reforça ainda que o Projeto Saúde do Sebrae/PR vai atuar com foco em três principais pilares, que são gestão empresarial, atendimento e estrutura física. “Nesse processo, vamos incentivar a inovação e provocar melhorias em gestão e também em tecnologia. Assim, esperamos que as empresas participantes conquistem um padrão de referência de qualidade para que deixem um legado na área da saúde”, completou.

O ciclo de palestras, segundo o consultor do Sebrae/PR, é um ‘pontapé’ inicial, porque estão sendo programadas mais ações de capacitação e de desenvolvimento para o setor de saúde, incluindo missões técnicas para o exterior.

Mais informações sobre as ações do Projeto Saúde podem ser obtidas no Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.

Website: http://www.pr.agenciasebrae.com.br/noticia/21088781/empreendedorismo/ciclo-de-palestras-do-sebraepr-incentiva-check-up-no-setor-de-saude/

Web Site: