Cinco dicas de empreendedorismo do maior florista da web

2/9/2019 –

Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores, maior floricultura online do Brasil, compartilhou alguns segredos do sucesso

Aos dez anos, começou a dar expediente na floricultura que ficava embaixo da casa dele – a mãe não queria saber de filho ocioso depois da aula. Então, iniciou uma trajetória que soma quase quatro décadas. Dez anos depois, largou o balcão e inaugurou a Giuliana Flores, pequena floricultura em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. No ano 2000, a floricultura passou a vender pela internet, terreno pouco explorado na época. Hoje, a Giuliana Flores é responsável por 70% das flores vendidas pela internet no país.

Cada estágio dessa caminhada teve desafios, dificuldades e oportunidades, que ajudaram a empresa a tornar-se a maior do segmento na América Latina. Por isso, para quem deseja se aventurar no empreendedorismo, na web ou fora dela, compartilhou algumas dicas do que aprendeu nessa jornada sem data para terminar.

1. Sempre é hora de (re)começar
Não existe hora certa para colocar as ideias em prática ou começar tudo de novo. O melhor momento sempre é aquele em que se considera apto para encarar o desafio; não importa se está muito jovem ou muito velho. Começou a trabalhar aos 10, abriu a primeira loja aos 19, aos 30 começou a vender pela web e aos 48 resolveu apostar em lojas físicas novamente. O segredo é persistir e ter a ideia de negócio amadurecida e consistente, para não perder nenhuma oportunidade.

2. Colocar a mão na massa
Desde cedo, fez questão de dominar todos os serviços de uma floricultura: arranjos, buquês, decoração. Hoje, mesmo com uma equipe completa, não abre mão de ir ao Ceasa semanalmente para ver as novidades, e ainda consegue fazer os arranjos. Ao mesmo tempo, deixou de ser apenas florista e passou a entender o mercado como um todo: gestão, logística, atendimento. É bem difícil progredir sem entender muito bem cada aspecto do negócio.

3. Ter um diferencial
Quando, aos 19 anos, inaugurou uma lojinha em São Bernardo do Campo chamada Giuliana Flores, havia duas outras floriculturas na mesma rua. Apostou em arranjos maiores, bem diferentes do que elas faziam. Com o tempo, o público notou o capricho e deu preferência para a loja. Hoje, o maior diferencial são os presentes, que funcionam como um complemento às flores.

4. Sair da zona de conforto
Não se mantenha preso na zona de conforto. Quando a internet surgiu, teve o insight de fazer versões online dos catálogos que usava para divulgar os produtos. O que veio depois foi uma consequência natural. Colocava os catálogos na internet e as pessoas começavam a ligar na loja para fazer os pedidos, deu certo. No início, tinham pouca verba de mídia. Um dia, ao conferir a fatura do cartão de crédito percebeu que junto havia uma divulgação dando desconto para os clientes. Entrou em contato com o banco para encontrar a área que realizava essa ação e assim nasceu o marketing da Giuliana Flores, através de parcerias com bancos e seguradoras em que oferecia um desconto aos clientes. Essas ações chancelaram e fortificaram a marca.

5. Estar cercado pelo melhor
As parcerias são um alicerce do sucesso. Seria impossível tocar uma floricultura que entrega em quase todo o Brasil sem uma rede de parceiros, assim como seria bem difícil alavancar a venda de presentes sem a parceria com marcas do mercado. Ter parceiros, mas cuidar para que sejam tão bons, não abrir espaço para mediocridade. Selecionar, treinar, acompanhar, ter certeza que os parceiros comungam os mesmos valores.

*Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores da América Latina.

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