Estados brasileiros apresentam resultados positivos na produção industrial

São Paulo 7/12/2020 –

A indústria brasileira mostra sinais de recuperação em 11 dos 15 estados analisados pelo estudo promovido pelo IBGE; São Paulo e Paraná lideram a lista com o maior crescimento da atividade industrial, superando os números observados na pré-pandemia

Levantamento mensal promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 11 estados brasileiros aumentaram seu patamar de produção industrial, alcançando níveis vistos apenas antes do início da crise.

Ao todo, 15 estados participaram da pesquisa, que ocorreu entre agosto e setembro de 2020. Após as paralisações nas atividades, causadas pelo novo coronavírus, essa notícia é recebida com alegria pelo mercado, já que sinaliza o reaquecimento da indústria em todo o País.

A Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM) observou, ainda, que o setor de veículos automotores foi determinante para o resultado positivo. Estes números também representam uma alta (3,4%) em relação ao mês de setembro de 2019.

Mesmo antes que as medidas de prevenção à covid-19 fossem instauradas, ainda em dezembro de 2019, a produção industrial vinha sofrendo queda segundo os dados publicados. No entanto, 12 dos 15 estados pesquisados conseguiram superar os números registrados no ano anterior.

São Paulo e Paraná: destaques do setor industrial em 2020

São Paulo é o estado que apresenta o maior aumento de produção industrial desde fevereiro, registrando um acréscimo ainda maior durante o período pesquisado (2,6%).

Enquanto isso, o Paraná segue sua trajetória de ascensão, apresentando a maior alta entre todos os estados (7,7%), um número cinco pontos percentuais acima da média observada na pesquisa.
Essa é a quinta vez que o estado do Sul do Brasil apresenta crescimento no levantamento mensal e, atualmente, está 0,5% acima dos níveis observados em fevereiro.

A alta foi impulsionada pelo setor automotivo, sem dúvidas, mas também pelos setores de máquinas e equipamentos. A diversificação das atividades industriais do estado também contribuem para seu fortalecimento e aceleração econômica.

O aumento da produção industrial e os cuidados de conservação de maquinário

As atividades industriais são diversas e atendem propósitos extremamente diferentes, mas todas têm em comum alguns dos aspectos de conservação de maquinário, como a lubrificação. Com o aumento das atividades no chão de fábrica, o cuidado com o uso de lubrificantes nunca foi tão importante.

Após tanto tempo tendo suas atividades prejudicadas, as empresas não podem se dar ao luxo de deixar máquinas sem funcionamento e, por isso, o cuidado com os componentes de suporte à operação deve ser redobrado.

Itens como os óleos lubrificantes, graxas e filtros garantem não só a prolongação da vida útil de equipamentos, mas o seu funcionamento em plena capacidade, o que contribui para a rentabilidade de toda a operação.

Website: https://www.efficaxbrasil.com.br

Web Site: