Halloween: composição de maquiagens não é recomendada para crianças

Brasília, DF 19/11/2020 – “Se forem brincar com os filhos, o ideal é utilizar aquelas tintas apropriadas para pintar rosto. Mas devem ser livres de glicerina e à base de água”.

As crianças adoram se fantasiar, usar acessórios e até maquiagem. Porém, é preciso ter cuidado para a brincadeira não acabar no oftalmopediatra.

Os problemas ocasionados pela composição da maquiagem, ou mesmo pela limpeza inadequada após a brincadeira, podem ir além de uma irritação de pele. 

Isso porque grande parte das maquiagens não é recomendada para as crianças. “Geralmente, as embalagens são muito chamativas, com cores, personagens, maletinhas e tudo o que pode chamar atenção da criançada. Contudo, esses produtos são feitos com substâncias que podem ser tóxicas para os pequenos”, explica o Dr. Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Hospital de Olhos.

Poucas pessoas leem o rótulo do que compram, mas o especialista alerta que na embalagem, naquelas letrinhas pequenas, está a informação de que a maquiagem não é adequada para menores de 12 anos. “Apesar de a indústria produzir algo ‘irresistível’ para quem tem 5 ou 6 anos, o produto não deve ser usado nessa faixa etária”, enfatiza o médico.

Os problemas ocasionados pela composição da maquiagem, ou mesmo pela limpeza inadequada após a brincadeira, podem ir além de uma irritação de pele. Quando utilizados nos olhos, esses produtos podem causar alergias oculares. “É muito comum a criança desenvolver conjuntivite alérgica ou química reacional e blefarite, uma infecção das glândulas sebáceas das pálpebras”, conta o Dr. Tiago.

O especialista ressalta que lápis de olho e rímel são ainda piores. “Crianças não têm habilidade com isso, então, ao usarem é muito fácil esbarrar e machucar o olho. Já tivemos casos de lesão de córnea por causa de rímel”, comenta.

Por fim, a orientação do oftalmopediatra para os pais é optar pelas tintas próprias para rosto. “Se forem brincar com os filhos, o ideal é utilizar aquelas tintas apropriadas para pintar rosto. Mas devem ser livres de glicerina e à base de água. Elas são atóxicas e fáceis de remover”, conclui.

Website: http://www.visaohospitaldeolhos.com.br

Web Site: