Novo exame de imagem traz benefícios para pacientes renais

Rio de Janeiro, RJ 24/10/2019 –

O Hospital São Lucas Copacabana está realizando um novo exame que traz boas perspectivas, sobretudo para pacientes com insuficiência renal. Trata-se da ultrassonografia com contraste de microbolhas. O método consiste na aplicação de uma substância na veia do paciente que cria microbolhas no sangue, permitindo, assim, a visualização do preenchimento dos vasos sanguíneos e dos tecidos vascularizados, como os rins, o fígado e até a tireoide. Dessa forma, é possível estudar com maior nitidez possíveis alterações presentes no organismo, como nódulos e tumores.

A ultrassonografia com contraste de microbolhas é indicada, principalmente, para a avaliação de nódulos do fígado, tumores, cavidades cardíacas e lesões em órgãos como rins e tireoide. O contraste com as microbolhas acrescenta ao ultrassom comum novas informações que o exame não seria capaz de identificar, como a vascularização de tumores.

De acordo com o dr. Romulo Varella, coordenador do Centro de Imagem do Hospital São Lucas Copacabana, o exame é a melhor alternativa para pacientes com insuficiência renal.

“As pessoas que têm essa doença não podem fazer tomografia e ressonância com contraste, mas, agora, quando for necessário avaliar um órgão, por exemplo, elas vão poder contar com essa alternativa para a complementação do diagnóstico por imagem. E mais, os alérgicos ao contraste tradicional também serão beneficiados pelo novo exame”, explica o médico.

Além da ultrassonografia, outros exames de imagem também vão poder usufruir do contraste com microbolhas. É o caso do doppler vascular e, em alguns casos, do ecocardiograma.

Web Site: