Telemarketing ativo e receptivo: qual a diferença e o ideal para as empresas

São Paulo – SP 24/4/2020 –

A diferença básica entre telemarketing ativo e receptivo está na direção inicial que a comunicação toma: se ela vem da empresa é ativa, e se vem do cliente é receptiva.

O telemarketing é uma área fundamental na comunicação de toda empresa com seus clientes. E essa comunicação pode acontecer de maneira efetiva por meio do telemarketing ativo e receptivo ou apenas no uso de um dos tipos.

A diferença básica entre telemarketing ativo e receptivo está na direção inicial que a comunicação toma: se ela vem da empresa é ativa, e se vem do cliente é receptiva.

O que é o telemarketing ativo?

Telemarketing ativo é o serviço de telecomunicação no qual o cliente recebe a ligação da empresa. É ativo, porque a empresa é quem toma a inciativa de criar esse contato comunicativo.

Através desse tipo de telemarketing é que o call center consegue atingir um maior número de pessoas em um menor tempo; afinal, são os trabalhadores que exercem a força de fazer muitas ligações em pouco tempo.
Este tipo de serviço de telemarketing é mais usado para atividades sobre as quais não se costuma haver iniciativa do cliente, ou não se pode contar com ela. A seguir, alguns exemplos:
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1 – Setor de vendas
O setor de vendas, conforme será mostrado adiante, pode ter também sua parte receptiva. Mas em sua parte ativa é onde há a maior procura pelos clientes que, recebendo a ligação, podem ser apresentados ao produto e convencidos de obtê-lo.

2 – Setor de cobrança
São raros os casos no qual o cliente se dispõe voluntariamente a procurar a empresa via telefone para conversar a respeito de uma dívida e tentar negociá-la. Sendo assim, o setor de cobranças costuma ser ativo num call center.

São os atendentes que entram em contato com os clientes para conscientizá-los de determinada dívida que tenham, procurando na ligação estabelecer a melhor alternativa entre o cliente e a empresa.

3 – Pesquisa
A pesquisa com o público (que é muito importante para mapear as personas, seus interesses, ocupações e outras características) é fundamentalmente realizada através do telemarketing ativo, pois assim é que se pode atingir um maior número de pessoas.

O que é telemarketing receptivo?
O telemarketing receptivo é caracterizado pelo fato de que, nele, são os clientes que entram em contato voluntariamente com a empresa. Normalmente, porque precisam resolver um problema ou querem adquirir algum produto.

1 – Serviço de atendimento ao cliente (S.A.C.)
Quando um cliente tem alguma insatisfação com um determinado produto ou serviço de uma empresa é ele quem liga para o S.A.C. sendo direcionado para um setor receptivo de um call center.

2 – Vendas receptivas
Há também muitos serviços que são contratados pelos clientes espontaneamente e produtos que são comprados da mesma forma. Nesse caso, os clientes obtêm o número da empresa por algum meio e entram em contato para pedir aquilo que desejam.

Telemarketing ativo e receptivo, qual o melhor?
A resposta para essa pergunta depende muito do serviço ou produto que sua empresa está se propondo a oferecer. Como visto, cada um deles se adéqua melhor a alguns serviços do que outros.

O mais comum é que uma mesma empresa precise de telemarketing ativo e receptivo simultaneamente para que o engajamento com os clientes seja completo.

É importante ressaltar que tão importante quanto escolher o tipo de comunicação que será usada pela empresa, a escolha dos equipamentos usados pela equipe não pode ser relegada a segundo plano.

A qualidade desses equipamentos interfere na qualidade dessa comunicação. Portanto, utilizar equipamentos de ponta que ofereçam conforto e qualidade, como os produtos oferecidos pela Top Use fazem toda a diferença.

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