Arquitetura de alto padrão já é realidade acessível em Brasília com iniciativa de construtora

Porto Alegre/RS 6/12/2019 – “Quando vamos construir um espaço, é preciso pensar em todos os públicos que podem frequentar ele”, comenta Luís Felipe sobre a acessibilidade de seus projetos.

Ao lado da cor branca e das formas estruturais típicas de Niemeyer, em Brasília, a construtora Qriar Engenharia redesenha o futuro da construção de alto padrão ao tornar esse tipo de projeto financeiramente acessível.

Construir não é um desafio muito simples, especialmente no atual momento econômico do Brasil. A construção civil, porém, é um dos setores responsáveis pelo “empurrão” na economia que o país tem recebido. Só no ano de 2019, por exemplo, o segmento levou à criação de 3,2 mil vagas de emprego no Distrito Federal, como apontam dados levantados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

A Qriar Engenharia é uma construtora que escalou no cenário da construção civil buscando identificar oportunidades de crescimento. Criada em 2011 por Luís Felipe Neiva Silveira, a construtora nasce em Brasília com o objetivo de entregar valor para os moradores locais “Mesmo depois de formado em Economia, nunca deixei de me interessar por esse ramo e, quando voltei de São Paulo, decidi empreender nesse ramo e devolver algo de valor para os moradores de Brasília”, afirma ele.

Tornando o alto padrão acessível

Seu empreendimento surfou na onda do Programa Minha Casa Minha Vida, iniciativa do Governo Lula em 2009 que popularizou as moradias para as camadas mais baixas da população brasileira. Ao projetar e implantar empreendimentos para o programa, porém, diversas construtoras acabaram optando por utilizar materiais de baixa qualidade ou de baixo custo. No entanto, a Qriar se posicionou contra essa maré, sem baixar o nível de seus projetos.

O Residencial Ilha Azul e o Bimini são dois projetos que representam fielmente a visão da Qriar enquanto construtora de alto padrão. O primeiro possui apartamentos de 50m² com um ou dois quartos, enquanto o segundo traz estúdios de 33m², ambos localizados em Samambaia, no Distrito Federal. Eles são alternativas para o público de classe média e média baixa com entregas realizadas rigorosamente dentro dos prazos, transparência, segurança e alta qualidade.

Uma das grandes preocupações de Luís Felipe é a de acatar as exigências dos órgãos que impõem diretrizes da engenharia e o equilíbrio socioambiental, independentemente do impacto que isso possa causar no lucro da empresa. “Meu foco é realizar essas entregas com a máxima qualidade e oferecer esses espaços por um preço que seja acessível para pessoas dessa camada social”, explica o empreendedor. “Até um olhar mais ‘destreinado’ consegue notar o acabamento diferenciado que nossas obras possuem”, avalia.

Acessibilidade desde a planta do projeto

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma deficiência, seja ela visual, auditiva ou motora. Levando esse cenário em consideração, a Qriar constrói espaços que tornam a acessibilidade possível. “Quando vamos construir um espaço, é preciso pensar em todos os públicos que podem frequentar ele”, afirma Luís Felipe.

“A acessibilidade de nossas obras é algo que vem desde a planta dos imóveis e eles são totalmente adaptados para pessoas que possuem deficiência”, comenta. Essa preocupação pode ser vista nos detalhes, pois os projetos contam, inclusive, com sinalização em braille para o corrimão das escadas.

Além da sinalização em braille, as construções também possuem marcações de piso tátil de alerta, rampa, banheiros adaptados, estacionamento sinalizado e paredes marcadas com cores diferentes. As obras da Qriar Engenharia também são concebidas desde o início com um olhar sustentável e pensadas em causar o menor impacto ambiental possível durante todo o processo da construção.

Futuro

A eficiência de gerenciar alta qualidade e preço acessível nas construções levou a Qriar Engenharia para fora do país. Atualmente a construtora está trabalhando na primeira obra internacional, realizada em Portugal, na cidade de Lisboa. As Casas Giro são uma construção residencial  com conclusão prevista para 2020.

Os planos de crescimento para a Qriar Engenharia não param por aí. Também em Portugal, Luís Felipe tem buscado outras fontes no ramo imobiliário, como investimentos em residências estudantis e para idosos. A ideia é aumentar o portfólio sob um olhar de novas tendências do mercado da construção civil.

Os novos projetos na Europa são reflexo da visão de oportunidade da Qriar Engenharia. No Brasil, o cenário para empreender tem encontrado dificuldades devido à incompatibilidade de expectativas entre terreneiro e investidor.

Website: https://www.qriarengenharia.com