Tendências para o mercado de seguros em 2020

Novo Hamburgo – RS 20/12/2019 – O setor de seguros tem todos os motivos para começar o novo ano com otimismo.

O fim do ano se aproxima e a época pede mais que uma avaliação do mercado, mas também o olhar atento nas projeções para 2020. Marcado por altas que chegaram a 50%, em relação a 2018, o setor de seguros tem todos os motivos para começar o novo ano com otimismo.

O reaquecimento mostra um mercado crescente em áreas empresariais, como os seguros patrimoniais, que estiveram entre os protagonistas do ano. Mais que a demanda reprimida de tempos de recessão, para Felipe Cervi, vice-presidente da REP Seguros, há também um fator relativo às notícias do mundo.

“Este ano e ano passado, houveram muitos sinistros severos, o que obviamente impacta no custo do seguro. Porém, com a economia voltando a ficar aquecida, novos produtos também chegaram no nosso mercado e foram importantes para o aumento do número de vendas”.  

Entre essas novidades, encontramos o seguro paramétrico, uma modalidade que simplifica a precificação de seguros. Na área agrícola, por exemplo, esta modalidade pode usar fontes de pesquisas para pré-estabelecer parâmetros – como área, clima, vegetação -, de acordo com as necessidades do segurado. Uma maneira de personalizar e  agilizar a regulação do sinistro, permitir um preço mais atrativo e um pagamento de indenizações mais eficiente e rápido.

Outro produto que era promessa ainda de 2019 é visto como grande aposta de crescimento mundial: o seguro de cyber risks. O mundo cada vez mais conectado e com a ocorrência de sinistros na casa dos bilhões, evidencia a necessidade deste tipo de prevenção. Entretanto, na visão de Cervi, ainda há percalços para solidificar a modalidade.

“Ainda é um produto em fase de adaptação. Como os sinistros muitas vezes acabam sendo sigilosos, o cliente não consegue ter uma dimensão da perda financeira. Porém, a tendência é de aumento significativo nesta  modalidade”, comenta.

O certo é que os números ascendentes dos últimos anos, aliados aos novos produtos e comportamento dos empresários, dão aos profissionais dos seguros todos os motivos para começar o novo ano com otimismo.

Website: http://www.repseguros.com.br

Web Site: