Ubiratã, no oeste do PR, inicia ações do Programa Cidade Empreendedora

Ubiratã – PR 8/8/2013 – A base de tudo será a facilitação do atendimento ao empreendedor, oferecendo oportunidades para empreender e qualificar empresas.

No próximo dia 20, integrantes do Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora de Ubiratã, nomeados oficialmente no último dia 31 de julho, farão visitas técnicas às cidades de Cascavel e Tupãssi. O objetivo das visitas é conhecer a aplicação prática e o funcionamento das Salas do Empreendedor nos dois municípios, a fim de tirar exemplos do que pode ser implantado em Ubiratã, brevemente.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni, o Cidade Empreendedora, metodologia aplicada pelo Sebrae/PR em mais de 100 cidades do Estado, auxilia na municipalização do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “A metodologia do Programa, sucesso no Paraná, prevê ações como a organização, o planejamento e aplicação da legislação em favor dos pequenos negócios”, considera.

“Além da desburocratização e simplificação, muito presentes quando há uma Sala do Empreendedor instalada, caracterizando a entrada única de dados para quem pretende se tornar empresário, o Programa Cidade Empreendedora auxilia na efetiva implantação dos demais capítulos da Lei Geral, tais como o acesso ao mercado, ao crédito, à Justiça e à inovação; tributação; associativismo e educação empreendedora”, afirma o consultor.

Para o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, é por esses benefícios oferecidos às micro e pequenas empresas, bem como aos microempreendedores individuais, que a administração municipal apoia o Programa. “A lei regulamentada é um instrumento para o desenvolvimento local, promovendo e incentivando a geração de emprego e renda no município”, enfatiza Baco.

Prioridades

Com base no diagnóstico temático, feito por um técnico do Sebrae/PR que apontou o percentual de implantação da Lei Geral, foram levantados quatro grandes objetivos estratégicos para atuar no município, a simplificação e desburocratização, acesso ao mercado, educação empreendedora e inovação e tecnologia.

Para a efetividade desses objetivos, o Comitê Gestor do município definiu várias ações a serem desenvolvidas. “A Sala do Empreendedor e o auxílio na criação de distritos industriais para o município serão os primeiros atos. Mas a base de tudo será a facilitação do atendimento ao empreendedor, oferecendo oportunidades para empreender e qualificar empresas”, enumera o coordenador do Comitê, Antônio Hideraldo Magron.

Segundo Magron, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, o plano de ação do Cidade Empreendedora também foi pensado levando em consideração as possíveis transformações econômicas do município. “O mercado, forte em soja, trigo e milho, deve se fortalecer no que, hoje, é sua terceira fonte de riqueza, a atividade avícola”, prevê.

Na avaliação da agente de desenvolvimento do Cidade Empreendedora em Ubiratã, Maria Luiza Iacono, o Programa será o ponto de partida para um novo município. “Ubiratã não será somente “um lugar de gente feliz”, mas também uma cidade que caminha para o futuro. Vejo-o como sendo um direcionador ao sucesso da cidade, tornando-a referência em desenvolvimento na região”, sustenta.

Representatividade

O Comitê Gestor Municipal foi instituído em solenidade pública, no dia 31 de julho, no centro de eventos do município. Na ocasião, além do decreto de instituição do Comitê, o prefeito de Ubiratã assinou o pacto de ações sugeridas pelo grupo, data em que também foi lançado oficialmente o Programa Ubiratã Cidade Empreendedora.

Além de integrantes ligados à Prefeitura Municipal e ao Sebrae/PR, o grupo também é composto por representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU), Junta Comercial, Câmara de Vereadores, Lojas Maçônicas 8 de Maio e Dom Pedro I, do Lions e Rotary Club, das instituições financeiras Banco do Brasil e Sicredi, empresários, contadores, da Faculdade Dom Bosco e das cooperativas Coagru, Unitá e Integrada.

Website: http://www.sebraepr.com.br

Web Site: