Grupo Manitou anuncia resultados do primeiro semestre de 2022

O Grupo Manitou anunciou os resultados do primeiro semestre de 2022, reportando um crescimento de 9% nas receitas em comparação com junho de 2021.Para o ano fiscal, o grupo mantém sua expectativa de crescimento de receita superior a 20% em comparação com 2021.

De acordo com a empresa, a cadeia de fornecimento continua sendo afetada por problemas de capacidade, disponibilidade e expedição, e a súbita aceleração da inflação, particularmente do aço, levou a uma deterioração significativa das margens. As medidas implementadas para lidar com isso estão tendo efeito gradual, dada ao grande volume de pedidos.

“As equipes estão muito comprometidas com a adaptação a essas restrições operacionais e inflacionárias, permanecendo mobilizados nos principais desafios de transformação de energia, industrial, digital e de serviços”, afirma Michel Denis, CEO do Grupo Manitou. Durante o primeiro semestre, a receita operacional recorrente foi de 4,3%, muito abaixo da rentabilidade alcançada em junho de 2021, que foi o nível mais alto desde 2008.

Análise por divisão

A Divisão de Produtos reportou uma receita de 866 milhões de euros, 8% a mais em seis meses em comparação com o ano-base de 2021, que havia visto uma forte recuperação (+5% a taxas de câmbio e escopo constantes). Entretanto, este crescimento foi retardado por tensões na cadeia de abastecimento e pela crise sanitária no início do ano. A fim de limitar os efeitos da inflação, o Grupo integrou mecanismos para ajustar seus preços de venda no momento da entrega durante o H1 2022. Estes mecanismos influenciarão a avaliação da carteira de pedidos em equipamentos, que é registrada e avaliada ao preço do dia em que o pedido é feito.

A receita operacional recorrente da divisão de Produtos caiu 44,5 milhões de euros (-66%) para 22,8 milhões de euros (2,6% de receitas), em comparação com 67,4 milhões de euros no H1 2021 (8,4% das receitas).

Com faturamento de 191 milhões de euros, a Divisão de Serviços e Soluções (S&S) cresceu 14% em seis meses (+11% a âmbito e taxas de câmbio constantes). A divisão se beneficiou de uma demanda muito forte de seus mercados, o que lhe permitiu alcançar um nível histórico de atividade. As vendas aumentaram em todas as regiões geográficas, particularmente nas Américas, e em todos os seus mercados.

“Estamos muito animados com os fortes resultados alcançados pelo Brasil e pela América Latina neste primeiro semestre. Se continuarmos neste ritmo, devemos fechar o ano com uma receita duas vezes maior que a receita de 2021, face ao lançamento da retroescavadeira, bem como aumento de nosso market share em diversos modelos de máquinas”, afirma Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para a América Latina.

A receita operacional recorrente foi de 22,9 milhões de euros (12% da receita), mais de 5,4 milhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2021 (17,6 milhões de euros, ou 10,5% da receita).