A ascensão do Marketing Digital e o sucesso nas organizações

Curitiba 11/12/2019 –

Como uma empresa pode ter certeza de que está adotando as estratégias e táticas mais recomendadas?

Não é uma pergunta fácil de resolver e muito menos existe um consenso sobre qual seria o caminho a ser trilhado para o sucesso no marketing digital. Entrevistando diferentes especialistas, obtém-se as mais variadas respostas acerca do que seria o “segredo do sucesso”:
– Mídias Sociais;
– Vídeos;
– Marketplaces;
– Analytics;
– Google ADS e Shopping;
– Conteúdo “Nutritivo”;
– E muitas outras respostas diferentes.

Mas alguns dos especialistas ouvidos foram unânimes na mesma sugestão: antes de investir, é importante fazer um diagnóstico do marketing digital da empresa. Para tanto, existem diversos recursos pagos e gratuitos disponíveis na WEB, dentre os quais deve-se destacar:
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/ – analisa a velocidade e usabilidade do site e emite relatório comparativo e com sugestões;
www.whatcms.org – indica qual o Software usado no desenvolvimento do site;
www.responsivedesignchecker.com/ – analisa a responsividade do site;
www.deadlinkchecker.com/ – indica links quebrados no site;
www.semrush.com/ – Analisa as palavras-chave mais usadas e permite comparações com concorrentes e setoriais.

Ao se realizar o diagnóstico completo, o empresário ou executivo conseguirá enxergar todas as necessidades de melhoria e os pontos fortes de sua atuação no marketing digital. Além disso, poderá realizar investimentos mais assertivos e devidamente priorizados.

Não existe uma fórmula de sucesso para todas as empresas, mas é possível estabelecer alguns princípios básicos para que uma empresa possa surfar no marketing digital maximizando seus resultados. Segundo Anderson R. Schmidt, especialista e CEO de algumas empresas de marketing digital, “é possível estabelecer o seguinte diagrama com os requisitos básicos a uma empresa que pretenda atuar bem na internet”:
– Bom site e boas mídias sociais;
– Bom conteúdo nutritivo;
– Boa publicidade digital.

Lógico que obter um bom site, bom conteúdo e boa publicidade não são tão simples assim. Apenas para se obter um bom site, é necessário um bom CMS (Software de Gestão de Conteúdo, utilizado para criar e gerenciar o site), responsivo e dinâmico, Otimizado para Buscadores (S.E.O.), sem links quebrados, com boa velocidade e usabilidade, contatos clicáveis e muito mais. O mesmo ocorre para o conteúdo e publicidade que devem ser subdivididos em outros requisitos diversos.

A maioria das empresas ainda está lutando para chegar ao posicionamento ideal em marketing digital. Segundo a WeareSocial, até 75% das empresas ainda está incipiente ou não atende a todos os requisitos em marketing digital.

Anderson complementa ainda que “se no tempo da TV a empresa vitoriosa era a que bancasse a melhor verba, com a melhor agência para produzir e veicular nos melhores canais e horários, hoje no marketing digital é possível que empresas pequenas obtenham mais sucesso do que grandes corporações, caso tomem as decisões corretas e invistam adequadamente”.

UM “CASE” BOM E DIFÍCIL, COM NÚMEROS REAIS

Qualquer tipo de instituição terá que enfrentar os desafios do digital e triunfar, seja uma fábrica, uma empresa comercial, voltada ao cliente final ou empresa. O setor público depende da Internet e os candidatos às eleições só irão ter êxito se estiverem bem na WEB. ONGs só conseguirão divulgar seus trabalhos ou coletar ajuda por este meio.

O Santa Mônica Clube de Campo, o maior clube da América Latina em extensão, passou por todo o processo de diagnóstico, planejamento e implantação de uma nova estrutura de marketing digital.

Até 2017, o Santa Mônica contava com um site criado em 2004 e reformulado em 2008. Segundo o Gerente de Marketing e Relações Públicas do Clube, Marco Aurélio de Ávila Carneiro “Tínhamos muito retrabalho, pois, o site antigo estava desatualizado, com ferramentas limitadas, o que dificultava o desempenho das atividades e informações. Precisávamos de um novo site com uma estrutura que atendesse as necessidades da nova comunicação digital, para que os objetivos fossem cumpridos e os resultados alcançados”, afirma.

O Diretor de Marketing e Relações Públicas do Santa Mônica, Paulo Roberto de Alcântara percebeu a necessidade da mudança do site por meio de um Diagnóstico, que indicava que deveria manter os serviços internos – mas com outra estrutura completamente diferente e mais moderna para aquele público e também para o público externo em geral, para obter melhores resultados na divulgação e captura de associados em potencial. Na época, Paulo precisava melhorar o serviço, porém, com redução de custos, agilização de processos e menor investimento, quando comparado a outros canais de comunicação.

Em pouco mais de um ano, os resultados previstos inclusive em contrato, foram atingidos e ultrapassados, com o número de usuários mensais crescendo de 10.403 para 15.113 acessos ao site do Clube. Um crescimento de 50% acompanhado por detalhes importantes, como o número de novos usuários registrado no último mês (88%), e com as principais páginas de atração de leads, como venda de serviços e eventos, figurando entre as mais visitadas. Foi notória a melhoria do ranqueamento do site do Santa Mônica no Google.

Segundo Gilberto Foltran, presidente do Santa Mônica Clube de Campo, em decorrência das mudanças a equipe interna pôde ser focada em tarefas menos operacionais ou passaram a desempenhar funções mais nobres. “O mais importante é que pudemos manter os serviços internos e até melhorar alguns por meio de uma ferramenta mais moderna. Melhoramos todos os indicadores e estamos de fato, divulgando mais a marca e atraindo mais o público externo. Hoje quando procuramos os principais serviços do Clube, facilmente os encontramos nas buscas ao Google, algo vital para divulgar e valorizar uma marca”, declara.

Para saber mais: www.santamonica.rec.br ou www.sorting.com.br

Website: https://www.santamonica.rec.br/

Web Site: