Adesivos estruturais superam rebite e solda na união de superfícies metálicas

Jundiaí – São Paulo 11/2/2020 – Os adesivos também funcionam como ótimos selantes, eliminando eventuais pontos de infiltração de água

Por muito tempo, a união de substratos metálicos ficou restrita basicamente a dois métodos: rebites e soldas. No entanto, de uns anos para cá o uso de adesivos estruturais tem ganhado cada vez mais espaço, graças a benefícios como ganhos de processo, aumento da resistência e aprimoramento estético das peças, entre outros.

“Na comparação direta com rebites, por exemplo, a redução do tempo de trabalho é significativa. O quão mais rápido vai depender da configuração do componente adesivado, mas é certo que o usuário conseguirá maior velocidade”, afirma Victor Zanini, gerente de contas de adesivos estruturais e materiais eletrônicos da Parker LORD, referência global em adesivação – mantém uma unidade fabril em Jundiaí, no interior de São Paulo.  

Outra vantagem dos adesivos estruturais é a ampliação da resistência à fadiga, uma vez que essa tecnologia de união melhora a distribuição das tensões superficiais. “Também não ocorrem microfissuras na superfície quando a peça é adesivada, problema típico da fixação por rebites, em função dos furos, ou soldas, devido ao derretimento do substrato”.

A união de metal com adesivos estruturais, salienta Zanini, evita o surgimento de pontos de corrosão, comuns quando o usuário opta pela utilização de rebites. “Os adesivos também funcionam como ótimos selantes, eliminando eventuais pontos de infiltração de água”. Essa vantagem, aliás, é uma das principais razões para a explosão do consumo de adesivos pelas empresas especializadas na fabricação de trailers e baús de caminhões.

Já na comparação direta com a solda, o especialista da Parker LORD ressalta que a facilidade de aplicação do adesivo estrutural é bem maior, e esse benefício fica ainda mais evidente quando o assunto é soldagem de alumínio.

“Há muita deformação da chapa de alumínio durante a solda, por isso trata-se de uma atividade que requer profissionais extremamente especializados. Na adesivação, ao contrário, basta um simples treinamento e a pessoa já está apta a aplicá-lo”, ele compara. Sem contar que, diferente dos métodos tradicionais de fixação, a união por adesivos dispensa a preparação de superfície.

Sobre a Parker LORD

A Parker LORD é a empresa resultante da aquisição, em outubro de 2019, da LORD Corporation pela Parker Hannifin Corporation, ambas companhias norte-americanas. Localizada em 50 países, onde oferece suporte a 100 divisões de negócios com 336 unidades produtivas, a Parker é líder global em tecnologias de movimento e controle, solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo. Apresenta destacada atuação nos setores aeroespacial, eletrônicos e semicondutores, saúde, HVAC e refrigeração, químico e industrial, fabricação de equipamentos, óleo e gás e geração de energia, entre outros. Para mais informações, acesse www.parker.com.  

A LORD Corporation é uma empresa diversificada de tecnologia e fabricação que desenvolve adesivos altamente confiáveis, revestimentos, dispositivos de gerenciamento de movimento e tecnologias de detecção que reduzem significativamente os riscos e melhoram o desempenho dos produtos. Por 95 anos, a LORD trabalhou em colaboração com seus clientes para fornecer soluções inovadoras aos setores de petróleo e gás, aeroespacial, defesa, automotivo e industrial. Hoje, a companhia emprega cerca de 3 mil funcionários em 26 países e opera 19 fábricas e 10 centros de P&D em todo o mundo. A LORD também promove ativamente as competências da educação STEM e muitas outras iniciativas de envolvimento com a comunidade. Para mais informações, visite www.lord.com/latam/pt.

Website: http://www.lord.com/latam/pt.

Web Site: