Anfavea afirma que produção de veículos cresceu 2,3% em 2019

São Paulo 27/1/2020 –

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) publicou recentemente que a produção de veículos teve um crescimento de 2,3% em 2019. Somando os segmentos de caminhões, ônibus e carros comerciais leves, foram 2,94 milhões de veículos fabricados. Esse número é o recorde desde 2014.

Desde 2018, o mercado de produção de veículos vem em um ritmo de constante crescimento. O motivo está relacionado ao aumento da demanda interna no país. Em 2019, as vendas para os brasileiros aumentaram 8,6%, cerca de 2,79 milhões de veículos.

Perfil dos clientes e comparativo com anos anteriores

Os clientes mais presentes no crescimento das vendas são pessoas jurídicas, como, por exemplo, frotistas e locadoras, que geralmente compram direto da fábrica, conseguindo descontos como vantagem. Em dezembro de 2019, foram produzidas pelas montadoras 170,5 mil unidades.

Apesar da alta, o crescimento foi menor do que nos anos anteriores, em que o registro de crescimento foi de 6,7%. No mercado interno, foram vendidas 262,6 mil unidades, já no mercado exterior, as vendas totalizaram 29 mil unidades. Com isso, é possível notar que o aumento na produção só não melhorou por conta da redução de vendas para outros países. A Argentina é o principal destino de exportações brasileiras de automóveis e o país passa por uma crise financeira, na qual o volume de vendas caiu 31,9% em 2019, registrando o menor marco desde 2015.

Em 2017, o ticket médio das concessionárias do Brasil foi de R$ 71 mil. No começo da década, o valor de compra não atingia R$ 55 mil. Um crescimento de, aproximadamente, 30%. Isso mostra como o mercado vem crescendo ano após ano.

O que é IPVA?

IPVA é sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é obrigatório e todos os brasileiros que possuem carros usados ou novos devem pagar essa taxa anualmente. Todos os estados brasileiros cobram o IPVA dos motoristas, geralmente, no início do ano.

O valor do IPVA é calculado através do valor da tabela fipe do veículo mais as taxas estipuladas por cada estado. O IPVA pode ser pago em bancos, aplicativos de banco, banco digital e lotéricas. O faturamento é investido em áreas de infraestrutura, saúde, educação e outros fundos estaduais.

Por ser uma taxa obrigatória, o não pagamento pode gerar multa e restrição do nome junto aos órgãos de proteção ao crédito, como, por exemplo, SPC, SCPC e Serasa. Além disso, o condutor que não pagar o IPVA pode ser bloqueado de renovar o licenciamento do veículo. Sem esses documentos, o automóvel pode ser apreendido e levar uma multa considerada gravíssima, adicionando 7 pontos na habilitação.

Quero comprar um carro!

Quem procura carros usados, ou algum carro em Itu, precisa conferir o Comprecar, um classificado com forte atuação no interior de São Paulo, atendendo cidades como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo, entre outras. O Comprecar é um site especializado na venda de carros, motos e caminhões usados.

Website: https://www.comprecar.com.br/

Web Site: