ANUFOOD Brazil cresce em 80% em número de expositores e reforça seu posicionamento como a plataforma de negócios globais no setor de alimentos e bebidas

São Paulo 17/3/2020 – A segunda edição da ANUFOOD Brazil recebeu mais de 9 mil visitantes de 31 países e de todos os estados brasileiros

O crescimento expressivo no número de visitantes nacionais e internacionais na 2ª edição da ANUFOOD Brazil reforçou a importância do evento para o mercado de alimentos e bebidas da América do Sul. De 09 a 11 de março, mais de 400 marcas expositoras, incluindo 11 pavilhões internacionais e expositores independentes de 24 países, fizeram negócios com mais de 9 mil visitantes qualificados, vindos de todo o Brasil e de mais 31 países, como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros. Para o diretor-geral da Koelnmesse, Cassiano Facchinetti, a maior presença internacional e os novos projetos, tornaram a feira ainda mais completa e contribuíram para o sucesso do evento. “Tivemos um aumento expressivo no número de expositores em relação à primeira edição e a quantidade de visitantes superou as nossas expectativas”. A programação de eventos paralelos da feira, organizados em parceria com associações do setor, incluiu numerosas conferências, visitas guiadas, palestras e experiências com convidados VIPs. A ANUFOO Brazil teve o patrocínio do Makro Food Service, da BRF e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Organizada pela Koelnmesse Brazil, líder global na promoção de eventos para o mercado de alimentos e bebidas, a ANUFOOD Brazil é inspirada na Anuga, maior evento do setor do mundo. “O conceito da ANUFOOD Brazil é único e bem-sucedido. Identificamos a necessidade de um evento exclusivo para o setor de alimentos e bebidas no Brasil, abrindo novos e estratégicos mercados”, ressalta Facchinetti. A feira proporcionou a expositores e visitantes a possibilidade de ampliar e fortalecer seus negócios no mercado local, bem como se beneficiar de uma plataforma de exportação capaz de aprimorar o posicionamento de seus produtos no mercado internacional.

Anne Schumacher, vice-presidente de gestão das feiras do portfólio de Food & Food Technology na Koelnmesse GmbH, também destacou o sucesso do evento: “A segunda edição do evento não só demonstrou o potencial deste promissor mercado na América do Sul, como também provou que a ANUFOOD Brazil é exatamente a plataforma certa para reunir a demanda internacional com a crescente indústria brasileira de alimentos e bebidas no mais alto nível. É isso que faz da ANUFOOD Brazil uma feira de negócios que contribui para o sucesso de nossos expositores e visitantes”.

A ANUFOOD Brazil recebeu visitantes qualificados nacionais e internacionais, com a presença das principais empresas de varejo e do food service, como Carrefour, Assaí Atacadista, restaurante Eataly, Grupo GPA, Grupo Big, Supermercado St Marche, Hipermercado Tottus, Oregon Foods sac e Oxxo.

O apoio das associações do setor foi fundamental para o sucesso do evento. Segundo Alexandre Jobim, Presidente ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), “A ANUFOOD Brazil para nós é, além de uma oportunidade de receber nossos associados e outros interessados, o momento de ampliar contatos e falar do futuro do setor. É um evento que está em sua segunda edição e já é um grande sucesso.” Já o Diretor de Relacionamento Comercial & Marketing da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Rogério Oliva, destacou, além da visitação qualificada, a profissionalização dos congressos. “Na ANUFOOD Brazil, os visitantes são qualificados, querem fazer networking e buscam alternativas para ampliar o mix de produtos. Destacaria, ainda, a realização do Congresso que debateu temas interessantes para o setor, a presença de marcas âncoras, as atividades promovidas na Arena Abrasel e a participação de cooperativas.”

Feedback positivo dos expositores nacionais e internacionais
Os expositores fizeram um balanço extremamente positivo em relação à 2ª edição da ANUFOOD Brazil. Um dos patrocinadores da feira, Makro Food Service, comemorou o número de visitantes do evento. “É muito importante participar de uma feira como a ANUFOOD Brazil, que vem com a chancela da Koelnmesse, empresa que organiza a ANUGA, o maior evento de alimentos do mundo. Quando fomos procurados pela organização decidimos ter um papel de protagonistas – patrocinadores – porque acreditamos que a mensagem e o propósito da Koelnmesse estão alinhados aos nossos propósitos, que são fazer com que a empresa evolua cada vez mais no mercado de food service no Brasil, contribuindo para a sua profissionalização. A feira superou muito as nossas expectativas. Não foi um estande apenas de relacionamento e geramos negócios já no primeiro dia”, disse Marcelo Abrantes Pinheiro, CEO do Makro Food Service. Gerson Mantovani, diretor da BRF, confirmou o crescimento da ANUFOOD Brazil em comparação com a primeira edição: “É muito importante ter uma feira no estilo da ANUGA que possa conectar todos os países da América Latina. Acho que este ano a feira esteve muito melhor, mais movimentada, com agenda mais dinâmica, reuniões muito mais produtivas. É impressionante quando a gente compara o ano passado com este ano. Tivemos reuniões com distribuidores, com hotéis, com clientes, enfim, foi uma feira muito movimentada, que atingiu os nossos objetivos”. Ulisses Bambini, Director da Bello Fruit, conseguiu estabelecer bons contatos na feira: “Já participamos duas vezes da Anuga e estamos na ANUFOOD Brazil desde a primeira edição. Fechamos alguns negócios durante a feira e a expectativa é ampliar o portfólio de clientes”. Vitor Ribeiro do Vale Gomes, diretor da Villani Salumi, também avaliou a participação da empresa na feira como um grande sucesso: “A Villani é uma empresa italiana que sempre participa de eventos como este na Europa. Já estivemos, inclusive, na ANUGA. Encontramos na ANUFOOD Brazil clientes como supermercadistas, hotéis e panificadoras. Foi muito bom”. No pavilhão do país alemão, Clemens Wirbel, da Divisão de Feiras do Ministério da Alimentação e Agricultura alemão, também avaliou a participação da empresa na feira como um grande sucesso: “Estamos aqui para ajudar os expositores alemães a explorar novos mercados na América do Sul, especialmente no Brasil. Eu posso dizer que eles estão felizes e conseguiram bons negócios”.

Website: http://www.anufoodbrazil.com.br/imprensa

Web Site: