As melhores escolhas para tratamento da gordura localizada

São Paulo 7/1/2020 –

É muito difícil encontrar alguém que esteja completamente satisfeito com o próprio corpo. Principalmente quando se fala na popular gordura localiza. Nas mulheres, é muito comum que esse tipo de gordura se acumule na região da coxa e dos braços. Já nos homens a maior concentração desse tipo de gordura acontece no abdomen. Independente de onde se localiza, é certo que ela incomoda todo mundo e, em muitos casos, interfere na autoestima ao ponto de limitar o uso de determinadas roupas, como as mais justas ou mais curtas. Como se não bastasse a incoveniência de tê-las, essas gordurinhas são difíceis de perder, mas, algumas dicas importantes podem ajudar nessa missão.

Tecnicamente denominada como lipodistrofia localizada, a gordura localizada é formada a partir da aglomeração de tecido adiposo em determinadas regiões do corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e com a Academia Americana de Dermatologia, o acúmulo desse tipo de tecido, assim como os locais onde ele se aglomera estão diretamente relacionados com alguns fatores específicos, tais como a predisposição genética, hábitos alimentares, a prática regular ou não de exercício físico e, até mesmo, a postura corporal. Por esse motivo, de maneira geral, se pode afirmar que as principais causas para o surgimento dessas gorduras são consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos, histórico familiar de lipodistrofia, sedentarismo e má postura.

As gorduras se acumulam quando se ingere mais alimentos calóricos do que o necessário para a manutenção regular do corpo, naturalmente, o excesso se acumula em determinadas regiões, promovendo o aparecimento das tão temidas e indesejadas gorduras localizadas. Por isso, para evitar o aparecimento delas ou mesmo aumentá-las, é importante comer devagar e levantar-se da mesa antes mesmo da sensação de saciedade, porque o corpo humano tende a demandar calorias em excesso como uma maneira de estocá-la.

Alguns hábitos são fundamentais para evitar o aparecimento dessas gordurinhas. Dentre eles, o de comer pequenas porções de alimentos em diversos momentos do dia, a exemplo do que recomendam os nutricionistas, ou seja, de 3 em 3 horas. Assim, o organismo não vai desenvolver a preocupação em estocar a comida por falta dela. Dessa maneira, o metabolismo não desacelera, ao contrário, tende a acelerar, o que proporciona o gasto de energia e, consequentemente, evita o acúmulo. Além disso, a prática de exercícios físicos regularmente, ainda que não exista mágica para eliminar somente a gordura localizada, auxilia na perda de peso e, obviamente, na redução da gordura em determinada região do corpo. A alternativa é perder a gordura corporal e, depois, praticar atividades que permitam o ganho de massa magra. Não só a prática de exercícios é capaz de auxiliar nessa tarefa. Uma alimentação balanceada com o hábito de ingerir alimentos mais saudáveis e com rico valor nutricional, além de conferir a saciedade mais rápido, vão garantir um corpo mais sadio e um metabolismo mais acelerado.

É importante destacar que não adianta, simplesmente, fazer uma dieta temporária. A ideia é, de fato, fazer uma reeducação alimentar para que a ingestão de alimentos nutricionalmente importantes se torne um verdadeiro hábito. Além das alternativas naturais, algumas massagens podem turbinar o processo de queima da gordura localizada, a exemplo das massagens modeladores e da drenagem linfática. Essas massagens são realizadas nas áreas de maior concentração de gordura e são excelentes na redução de medidas, uma vez que atuam diretamente no aumento da temperatura corporal da região massageada, promovendo o aumento do metabolismo. Tais procedimentos podem ser úteis, ainda, na melhoria do aspecto da pele, eliminando as celulites. A utilização de equipamentos estéticos como o manthus pode ajudar, pois trata-se de um ultrassom de alta potência combinado com correntes que atuam na destruição da gordura localizada e tratamento da celulite.

Website: http://www.hsmed.com.br