Bactérias do bem: por que recolonizar o intestino é importante?

São Paulo, SP 26/3/2020 – Distensão abdominal, dores, desconforto, prisão de ventre e cólicas. Esses são apenas alguns dos sintomas que resultam de problemas intestinais. E a má notícia

Distensão abdominal, dores, desconforto, prisão de ventre e cólicas. Esses são apenas alguns dos sintomas que resultam de problemas intestinais. E a má notícia é que esses problemas atingem uma parcela da população.

Segundo dados da World Gastroenteorology Organisation, a média mundial chega a 15% da população, atingindo em especial mulheres, de todas as idades. Mas o que fazer, então, para que a saúde do intestino tenha a manutenção necessária?

Atualmente, além da escolha alimentar variada de alimentos não processados, frutas e verduras, os alimentos fermentados – como a kombucha – agregam na saúde da Microbiota intestinal. 

“Os fermentáveis da bebida permitem maior produção de derivados da fermentação bacteriana no intestino, o Butirato por exemplo, que auxilia no controle e manutenção da saúde intestinal, reduzindo algumas sensibilidades alimentares, doenças hepáticas e até mesmo controle de peso”, diz Juliana Paz, Nutricionista.

De modo geral, a microbiota é uma colônia de bactérias que têm diferentes funções. Entre elas, estimular o crescimento celular e a digestão de substratos. Ou seja, além de defender o corpo de possíveis ameaças, elas também proporcionam melhorias nos desconfortos citados anteriormente. 

Bactérias do bem

“Podemos dizer que a ‘reciclagem’ da microbiota é importante para garantir uma boa saúde intestinal e, consequentemente, cascatêa-la para o restante do corpo”, aponta. “Isso é fundamental: tanto para prevenção, quanto manutenção da saúde e qualidade de vida. O resultado é sentido em todo o corpo”, complementa. 

E para ter acesso aos probióticos, os caminhos são muitos: os mesmos são encontrados em cápsulas, normalmente vendidos em farmácias comuns e de manipulação ou por meio dos alimentos e bebidas. Estes, por sua vez, incluem fermentados: kefir, iogurtes, queijos e também os kombuchas. 

Provenientes da fermentação do scooby e do chá verde, os kombuchas resultam em uma bebida saborosa e levemente gaseificada. Pensando que cuidar da saúde deve ser prazeroso para mente e o paladar, a KHappy Kombucha trabalha com uma gama de sabores: maracujá com manjericão, morango com gengibre e abacaxi com hortelã são apenas alguns deles.

Para mais informações, basta acessar: http://www.khappykombucha.com

Website: http://www.khappykombucha.com

Web Site: