Brasil sem Alergia oferece 4000 testes gratuitos para alergia a pets

rio de janeiro 11/12/2019 – O uso da imunoterapia específica contra pelo de animais, é o único tratamento que muda a história natural da doença, afirma Dr Bossois

Coceira, espirro, chiado no peito. Esses são alguns dos sintomas presentes na vida dos alérgicos, que já somam 35% da população brasileira, com base em dados do Ministério da Saúde. Os casos variam, com quadros dermatológicos, respiratórios e/ou alimentares. Um tipo que tem crescido bastante, especialmente nos últimos 60 anos, segundo uma pesquisa desenvolvida na Divisão de Alergia e Imunologia da Universidade do Sul da Flórida, é a alergia a pelo dos pets, principalmente cães e gatos. O estudo aponta que, nos Estados Unidos, dezessete por cento das pessoas que convivem com gatos em casa respondem positivamente para alergias, enquanto 5% daqueles que moram com cachorrinhos apresentam reações adversas.

Porém, não é preciso se afastar do seu melhor amigo, já que o problema tem controle. Para o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico Marcello Bossois, a alergia a pets, desde que com acompanhamento, pode ser administrada e, em muitos casos, não será preciso se distanciar dos bichinhos. O teste alérgico é a forma mais eficaz para o diagnóstico, inclusive do grau das reações, que pode ser leve, moderado ou severo. Uma vez identificada a alergia, algumas medidas devem ser tomadas. “O uso da imunoterapia específica contra pelo de animais, é o único tratamento que muda a história natural da doença, ensinando o organismo a ficar dessensibilizado das alergias aos bichinhos de estimação”, complementa o médico

A alergia acontece porque os bichinhos eliminam pelugem, pele descamada e resíduos que são inalados durante a respiração. Nestes casos, o contato com o alérgeno provoca, em boa parte dos quadros, asma alérgica, rinite, conjuntivite ou urticária. Os sinais mais comuns são falta de ar e chiado no peito, tosse seca e constante, coceira na garganta e no nariz, além de olhos vermelhos.

Caso os sintomas forem muito intensos, é importante marcar uma consulta com um especialista. Em alguns casos, infelizmente, a pessoa precisará manter um contato por menos tempo com seu animal de estimação, evitando a exposição ao que desencadearia a alergia – pondera o especialista, dono de 5 cachorrinhos da raças yorkshire e shitzu. Para ele, o contato com animais promove outros inúmeros benefícios, inclusive como medida terapêutica em certos casos.

Em 2018, havia quase 140 milhões de animais de estimação em todo o país, de acordo com dados apurados pelo Instituto Pet Brasil. No ano passado, o mercado pet nacional movimentou R$ 34,4 bilhões para a economia nacional.

Website: https://www.youtube.com/alergiahormonal

Web Site: