Busca por serviços, moradia e lazer integrados eleva procura por empreendimentos multiuso

São Paulo 23/11/2020 – “Espaços multiuso são muito demandados, já que permitem fazer tudo em um só lugar, dentro do conceito ‘one stop shop’, explica Marcos Saad.

Empreendimentos multiuso chegaram com força ao interior de São Paulo. Isso porque eles mesclam moradia, compras, serviços, lazer e negócios em um só lugar.

O crescimento urbano e a busca por fazer tudo em um só lugar têm motivado, cada vez mais, a criação de empreendimentos multiuso, especialmente no interior de São Paulo.

Com um conceito que incorpora múltiplas funções em um só espaço, esses empreendimentos têm infraestrutura residencial, escritórios, hotéis, lojas, escolas, academia, restaurantes, cinema e muito mais. Com isso, há grande interação entre os ambientes e as pessoas que fazem parte desse ecossistema.

Embora não existam números consolidados sobre o número de empreendimentos desse tipo no Brasil, a ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls) estima que haja algumas centenas. Apenas a entidade representa 160 empreendimentos, em diversas cidades.

No Brasil, esse tipo de negócio cresce rapidamente, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. No interior de São Paulo, que concentra aproximadamente 55% desse tipo de negócio, um destaque é o Villa Multimall, maior empreendimento multiuso do interior paulista com conceito open mall, localizado em Santa Bárbara d’Oeste.

O complexo possui diversas operações, que compõem os cerca de 12 mil m2 de ABL, incluindo alimentação, lojas, educação, cinema, entretenimento, saúde, serviços e 400 vagas de estacionamento. Além disso, há quatro torres residenciais (em fase de construção) e terá um hotel com 112 quartos.

“A correria do dia a dia faz com que as pessoas deem cada vez mais importância à qualidade de vida. Por isso, espaços multiuso são tão demandados, já que permitem fazer tudo em um só lugar, dentro do conceito ‘one stop shop’, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, empresa responsável pela gestão do Villa Multimall.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center), há quase 200 shopping centers em operação no Estado de São Paulo até o momento. Muitos deles localizados no interior, que recebe cada vez mais empreendimentos do tipo. O conceito multiuso, no entanto, ainda é pouco explorado na região e, por isso, o Villa Multimall se destaca.

Esses espaços interligados, que surgiram nos Estados Unidos, têm o objetivo de resolver o problema do crescimento urbano, assim como os open malls. Em um único lugar, é possível trabalhar, morar, fazer compras, academia, estudar, consultar-se com um médico, etc.

Estima-se, ainda, que entre 25% a 30% dos moradores de unidades multiuso são também proprietários ou trabalham no mesmo prédio.

Entre os principais benefícios dos empreendimentos multiuso, pode-se destacar:

· Tudo em um único lugar
· Alta circulação de pessoas e oportunidades para investidores
· Dispensa meios de transporte – só o elevador é necessário
· Altos ganhos sustentáveis, com menor uso de carro

“Temos feito diversos contatos com investidores e empreendedores interessados nesse tipo de negócio, especialmente no interior. O sucesso do Villa Multimall demonstra que é esse o caminho para tornar a rotina mais eficiente e agradável”, completa Mário Thurler, sócio da MEC Malls.

Website: http://www.mecmalls.com

Web Site: