Câncer de próstata pode ter até 90% de chance de cura, se diagnosticado precocemente

São Paulo 23/12/2019 –

O câncer de próstata é um dos que mais preocupa os profissionais de urologia, porém pode ter até 90% de potencial de cura, se diagnosticado precocemente. A campanha de conscientização promovida pelo Novembro Azul visa conscientizar pessoas sobre a importância de ter acompanhamento médico regular.

Quanto mais o diagnóstico tardar a ser feito, maior será o avanço do câncer, e a chance de cura reduz gradativamente. Não há uma forma concreta de se prevenir contra o câncer de próstata, mas o maior cuidado com certeza é garantir um diagnóstico ainda na fase inicial da doença, quando o potencial de cura é maior.

Os perigos do câncer descoberto tardiamente

A partir de um diagnóstico precoce, é possível aplicar métodos de cura menos invasivos, com chance de evitar a necessidade de procedimento cirúrgico para solucionar o problema. Por outro lado, o câncer descoberto tardiamente, em um estágio mais avançado, demanda tratamentos mais agressivos, como radioterapia, quimioterapia, bloqueio hormonal, além de cirurgia, que aumentam as chances de sequelas e reduzem a qualidade de vida do homem.

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

O câncer de próstata, de acordo com a Janssen, é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás do câncer de pele, apenas. Ao considerar ambos os sexos, também é o segundo tipo mais presente. Além disso, a incidência desse tipo de câncer é maior em países desenvolvidos.

O câncer de próstata atinge apenas os homens, já que só eles possuem a glândula abaixo do abdômen. Trata-se de um órgão pequeno, em formato de maçã, que se posiciona à frente do reto, logo abaixo da bexiga. Envolve uma porção inicial da uretra, canal responsável por eliminar a urina armazenada na bexiga. A próstata tem como função produzir parte do sêmen.

Câncer atinge mais homens na terceira idade

Esse tipo de câncer é considerado mais perigoso na terceira idade, já que em 75% das vezes ele se desenvolve em homens com mais de 65 anos de idade. O Brasil tem mostrado aumento na incidência da doença, o que pode ser justificado, em partes, pelas novas tecnologias diagnósticas (exames) que passaram a identificar o câncer de próstata com maior clareza, além da expectativa de vida, que tornou as pessoas mais suscetíveis a doenças atreladas à velhice.

Em alguns casos, os tumores podem crescer de forma bastante rápida, se espalhando pelo corpo e podendo levar o indivíduo ao óbito. Em contrapartida, alguns crescem tão devagar (levando até 15 anos para chegar a 1cm) que os sinais tardam muito a aparecer, e o homem nem sabe que sua saúde está ameaçada.

Família tem papel fundamental na conscientização de homens sobre importância da urologia

A família tem um papel fundamental na conscientização do homem quanto à importância de se ter um acompanhamento médico regular com profissional de urologia .

Apenas o urologista está devidamente capacitado para avaliar exames de sangue, exames clínicos, de imagem, e para realizar o exame de toque da próstata. Só o especialista conhece a consistência da próstata, em quais locais o tumor aparece com maior frequência, e qual o melhor tratamento.

Website: https://www.wsibestinternet.com.br/

Web Site: