Cinco alternativas para dar fôlego ao mercado automotivo

19/12/2019 –

Quando o assunto é tecnologia no setor automotivo, a evolução de máquinas e soluções não atinge apenas as montadoras, mas também toda a cadeia, de ponta a ponta. Nenhuma empresa ficou imune às mudanças e, quem não se deu conta desta realidade, já ficou para trás. A grande competitividade na indústria movimenta não apenas as fabricantes tradicionais, que duelam entre si, mas também atrai empresas de tecnologia, como Google e Uber. Dessa forma, não faltam exemplos de soluções tecnológicas que automatizam processos e resolvem problemas reais do setor. Confira cinco alternativas que potencializaram o mercado como um todo:

1 – Recall na ponta dos dedos

Um dos grandes problemas da indústria, principalmente automobilística, é o recall, ou seja, o chamamento para reparo ou troca de peças com problemas da fábrica. Apesar desse procedimento ser essencial para garantir a segurança das pessoas nas ruas e rodovias, poucos motoristas atendem ao aviso da montadora. Para resolver esse problema, surgiu o aplicativo Papa Recall, que avisa o usuário se o automóvel cadastrado teve ou tem algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças. Ele traz de forma intuitiva todas as informações necessárias, como motivos, riscos, duração e período, além de indicar os locais mais próximos de sua localização para realizar esse procedimento. Está disponível nos smartphones iOS e Android.

2 – Intermediação para a venda de veículos

O carro é um dos bens mais valiosos das pessoas não apenas pelo valor financeiro, mas pela facilidade de locomoção e mobilidade que proporciona. Dessa forma, na hora de vendê-lo muitos motoristas ficam inseguros e receosos durante a negociação e acabam não recebendo ofertas vantajosas. A plataforma Instacarro facilita a vida dos usuários por realizar a intermediação entre a pessoa que está vendendo seu automóvel com os lojistas que desejam comprá-lo. Após realizar a vistoria, o veículo passa por um leilão entre os revendedores e a pessoa pode aceitar, ou não, o valor mais alto oferecido.

3 – Gestão de despesas e manutenção em um só lugar

Ter um carro significar ter despesas com combustível, seguro, financiamento, manutenção, revisão, entre outros pontos importantes. São tantos itens que muitos motoristas acabam deixando algo de lado, o que pode comprometer a vida útil do veículo. O Carrorama é um app que faz toda essa gestão para a pessoa. Ele permite o registro de todos os gastos envolvidos e também emite alertas quanto aos pagamentos, revisões e demais compromissos com o bem. Ele está disponível para celulares iOS e Android.

4 – Gasolina ou álcool no tanque?

Hoje, a maioria dos automóveis já são considerados flex, ou seja, podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol. Com os preços elevados na bomba, muitos motoristas gostam de calcular e descobrir qual das duas opções é mais vantajosa financeiramente. O aplicativo Gasoleta, por exemplo, faz essa conta de forma automática, levando em conta o valor informado pelo usuário e o consumo médio do veículo. Especialistas informam que o etanol deixa de ser vantajoso em quando o preço representar mais de 70% em relação à gasolina. Ele está disponível apenas para Android.

5 – Mapas com informações em tempo real

Por fim, não podemos esquecer de uma solução que já caiu no gosto dos motoristas por encurtar viagens e oferecer informações sobre o trânsito em tempo real: o Waze. Mais do que um simples GPS com os melhores caminhos para uma longa viagem, o aplicativo consegue, por meio da participação dos próprios usuários, informar acidentes, buracos na via ou quaisquer problemas que possam comprometer o percurso – além, é claro, de oferecer alternativas, explica, Vinicius Melo é CEO do Papa Recall, aplicativo que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.

Web Site: