Como a espiritualidade é importante no combate à pandemia

Niterói – RJ 17/7/2020 –

Momento de dúvidas e medo relacionado com o novo Coronavírus propõe mudanças na maneira de ver a vida

Com o avançar da pandemia de Covid-19, a maioria dos países adotou medidas rígidas de prevenção, incluindo o isolamento social. O impacto da crise também foi sentido na economia, forçando milhões de pessoas a mudarem a maneira de trabalhar. Apesar de essa nova realidade induzir o desequilíbrio emocional em grande parte da população, também ressalta a importância da espiritualidade em momentos desafiadores como o atual. Historicamente, as epidemias levam os indivíduos a reflexões existenciais profundas, como observados no livro: A peste, de Albert Camus.

Segundo o Dr. Walmick Bezerra de Menezes, coordenador da Clínica Médica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), é inegável a influência da mente sobre o corpo. O estresse pode causar sintomas como cefaleia, hipertensão, insônia e arritmias cardíacas. Por isso, especialistas indicam a prática de exercícios físicos e hobbies para promover o relaxamento e diminuir a constante tensão, visando à preservação da saúde.

“Em um momento atípico como o que estamos vivendo, é comum que episódios de ansiedade, insegurança e até mesmo depressão surjam no dia a dia, comprometendo a qualidade de vida. O sofrimento tem sido intenso para os pacientes com Covid-19 e os profissionais de saúde que os atendem”, explica o médico.

Walmick fala que mesmo que o medo surja, é importante manter a espiritualidade e o pensamento positivo, com a esperança de que dias melhores virão. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu os efeitos positivos que as crenças religiosas e os bons pensamentos têm na saúde das pessoas, razão pela qual inseriu a espiritualidade oficialmente como um conceito de saúde. Segundo o Dr. Walmick, o efeito benéfico é percebido, principalmente, em pacientes em situações mais complexas, como aqueles em estado terminal.

“Estudos epidemiológicos conduzidos pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, evidenciaram diversas correlações entre saúde e espiritualidade que impactaram diretamente na recuperação de pacientes. Isso resultou em menor tempo de permanência hospitalar, taxas menores de depressão e ansiedade, índice reduzido de doenças cardiovasculares e maior longevidade”, afirma o médico. Outro estudo da Universidade de Harvard sugeriu uma possível relação “dose-dependente” dos benefícios da espiritualidade sobre a saúde: quanto maior e mais sincera a devoção, maiores os benefícios. Foram observadas também vantagens para os profissionais de saúde que cuidam de pacientes graves.

Manter o pensamento positivo e a crença na espiritualidade durante uma pandemia pode ser desafiador, mas a tranquilidade trazida pela devoção e o otimismo pode fazer a diferença no dia a dia e ajudar a suportar melhor as tribulações inevitáveis da vida. Ocupar o tempo livre com momentos diários de meditação, oração ou leitura edificante são recursos para refazer as energias e o ânimo para o bom combate.

Web Site: