Como os aprendizados da experiência chinesa no enfrentamento da Covid-19 podem auxiliar as escolas brasileiras?

Ribeirão Preto/SP 3/4/2020 – Nós entendemos que a aprendizagem tem que ser personalizada e não podemos perder essa oportunidade nessa transição para o digital

A pandemia de coronavírus e a imposição do distanciamento social afetou escolas de todo mundo, impactando mais de 1,5 milhão de estudantes. Em diversos países, as instituições que ainda não tinham uma cultura digital estão aderindo às tecnologias para não comprometer o aprendizado dos alunos nesse período.

“Antes da Covid-19, a gente já notava que os chineses investiam mais do que o resto do mundo inteiro, somado, em tecnologia educacional. Só em Pequim, por exemplo, são 3 mil startups de tecnologia focada em educação. Em Xangai, são 1 mil. É indiscutível a liderança chinesa neste setor”, afirmou o especialista Ricardo Geromel, da 3G Radar, durante a Live Conexia dessa quinta-feira, 2 de abril, que também contou com a participação de Arno Krug, CEO da Maple Bear na América Latina, e Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

De acordo com Geromel, além de líder em tecnologia para educação, o país também possui uma cultura que valoriza o estudo e, quando iniciou a pandemia de coronavírus, o governo teve uma série de iniciativas para incentivar a continuação da aprendizagem, mesmo com a suspensão das aulas na China, incluindo a campanha “Pare as aulas, mas não deixe de aprender”.

“O governo chinês anunciou um investimento de 6 bilhões de dólares em inteligência artificial e tecnologia para escola. Em Pequim, por exemplo, aprovaram uma lei que – se os pais trabalham –, um deles poderia ficar em casa, sem perder nada do salário, para ajudar os filhos a estudar. Além disso, também disponibilizaram mais de 24 mil cursos gratuitos de ensino técnico, fizeram um canal de TV com aulas o dia inteiro… Eles realmente colocaram a mão na massa para ajudar a população com a educação”, finaliza.

Como se preparar para a aprendizagem a distância

Planejamento, execução rápida e utilização da tecnologia disponível são as palavras-chave para as escolas que precisam se preparar para a aprendizagem a distância, segundo Arno Krug. O especialista afirmou que ainda dá tempo de estruturar as escolas e organizar a equipe pedagógica para o atendimento e a interação em um ambiente online.

“Aprendemos com essa onda que veio da Ásia para cá, que é possível sim, em 20, 25, 30 dias, se preparar para colocar a sua escola para rodar, agora, online. No entanto, o mais importante é mostrar para as famílias que a sua instituição tem uma estrutura, uma organização e uma sequência didática preparada, e que a rotina semanal e os objetivos de aprendizagem que estavam programados para esse bimestre/semestre serão entregues”, explica o CEO da Maple Bear na América Latina.

Benefícios da tecnologia na educação

Segundo Sandro Bonás, apesar da China ser um país totalmente diferente do Brasil, também tem lições importantes para reflexão. “Eles trabalham muito a questão da inteligência de dados e é isso que deu origem à Conexia Educação, inclusive. Nós entendemos que a aprendizagem tem que ser personalizada e não podemos perder essa oportunidade nessa transição para o digital, mesmo que a motivação tenha sido a emergência que nos encontramos nesse momento”, comenta.

O especialista ainda afirma que essa digitalização da experiência do aluno era um caminho que já deveria acontecer para uma melhor intervenção pedagógica, baseada em dados, que leve em consideração o repertório do aluno, aquilo que é produzido individualmente e onde eles devem chegar no futuro, como objetivo de aprendizagem. “Nesse processo, o professor pode fazer a intervenção olhando tanto o passado quanto o futuro e, em posse dessas evidências de aprendizagem, tomar a melhor decisão para cada aluno, de forma personalizada”, finaliza Bonás.

Live Conexia

Na Live Conexia, especialistas da Conexia Educação, empresa do Grupo SEB, convidam grandes nomes do setor para um bate-papo, ao vivo, com o objetivo de auxiliar os profissionais de educação sobre a suspensão das aulas e a aprendizagem a distância. Todas as edições podem ser acompanhadas, gratuitamente, pelo site www.conexia.digital/live.

 

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede e High Five Bilingual School. Saiba mais: www.conexia.com.br

Website: http://www.conexia.digital/live

Web Site: