Conteúdos atualizados e ferramentas digitais gratuitas ajudam a formular estratégias de marketing e na gestão da marca

Campinas, São Paulo 5/3/2020 – Assim como as pessoas não se cansam de procurar por marcas com as quais se identifiquem, empresas não podem se limitar a ações pontuais de marketing e marca.

O desenvolvimento de uma marca tem início na concepção da empresa, isto é, desde a escolha da razão social, nome fantasia, modelo de negócios e identidade visual. Vencidas essas etapas, vem o grande desafio: entrar e permanecer na cabeça dos consumidores de forma positiva. Esse desafio requer ações de marketing bem planejadas e personalizadas.

De acordo com estudo feito pela consultoria McKinsey, com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), sobre a maturidade em relação ao marketing digital, 80% das empresas ainda estão em estágios iniciais de marketing digital, sendo 23% iniciantes e 57% emergentes. Esses resultados indicam que muitos empreendedores tem boas oportunidades de espaço para suas marcas nesse ambiente, mas precisam encarar com profissionalismo, aplicando objetivos e estratégias bem definidas para alcançar o público-alvo.

Insights para planejamento estratégico de marketing

Para o planejamento estratégico, é fundamental otimizar o tempo acessando informações relevantes, que podem incluir desde dados que a empresa já obteve sobre seus clientes até novas informações que ofereçam insights que clareiem as ideias.

Assim como as pessoas não se cansam de procurar por marcas com as quais se identifiquem, as empresas não podem se limitar a ações pontuais. Por isso, é fundamental que os empreendedores tenham acesso a ferramentas e conteúdos cada vez mais atualizados sobre marketing digital e gestão de marca.

A respeito, o publicitário Guilherme da Silva, diretor executivo da 23 Studios Marketing, defende que é preciso mudar essa postura passiva diante de novos cenários e que os empresários ou empreendedores precisam entender as novas oportunidades de negócios geradas pelo marketing. “Após vários anos atuando na área de marketing e especialmente no digital, percebi que muitos empreendedores ainda tem dúvidas sobre como se posicionarem no meio digital, seja porque as consideram complicadas ou difíceis, ou por acharem que as ações não tem tanta relevância para a marca no longo prazo.”

Ferramentas gratuitas são opção tanto para marcas novas quanto em fase de amadurecimento digital

Em um mundo onde as mudanças estão a um clique de distância, as marcas precisam contar com a agilidade que ferramentas que ajudem a lidar com elas. Planilhas pré-formatadas, calendários sazonais, entre outras ferramentas são opções econômicas e importantes nesse processo.

Sendo assim, empreendedores que ainda são limitados financeiramente, para pagar por plataformas e ferramentas digitais de marketing pagas, podem e devem se organizar e usufruir de boas fontes de conteúdo e downloads gratuitos.

O publicitário Guilherme da Silva afirma que, mesmo com essas ferramentas, os empreendedores já poderão sentir a diferença ao exporem a marca com mais frequência, mas de maneira mais organizada. “A mesma diferença que sentimos quando adotamos esses recursos na nossa agência quando começou, acreditamos que poderão ser sentidas tanto por marcas novas quanto pelas que já estão há algum tempo no mercado mas que ainda precisam ‘amadurecer’ nas mídias e plataformas digitais, como as redes sociais e e-mail”, finaliza.

Website: https://gdss23.com/materiais/