Eficiência energética impulsiona redução de custos da indústria

Florianópolis, SC 10/3/2020 – Os dados mostram que há muito potencial para economizar nos mais diversos processos industriais.

O Brasil tem mais de 573 mil indústrias que consomem aproximadamente 41% da energia elétrica do país, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A eletricidade é um insumo essencial para a indústria e representa 50% dos custos do setor no mercado brasileiro. Frente ao cenário, empresários têm buscado formas de otimizar o consumo energético e obter custos mais competitivos com o apoio da eficiência energética.

A eficiência energética são as práticas que resultam na geração ou uso de energia elétrica com menos recursos, porém, mantendo a capacidade produtiva. Com as técnicas implementadas para alcançar a eficiência energética, indústrias tentar evitar o mau uso da eletricidade. Entre 2015 e 2017, o desperdício de energia custou mais de R$ 61 bilhões ao mercado brasileiro, segundo levantamento da Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Os dados mostram que há muito potencial para economizar nos mais diversos processos industriais. Um dos exemplos mais claros dos efeitos da eficiência energética é a troca de lâmpadas. A substituição de modelos incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led reduz tanto o consumo quanto o custo da energia elétrica. Do mesmo modo, trocar equipamentos eletrônicos podem por versões mais recentes e eficientes resulta em custos mais baixos com energia.

Para a indústria, o impacto da eficiência energética é ainda maior, envolvendo processos e equipamentos que podem ser ajustados ou substituídos para evitar perdas no sistema elétrico e respeitar o equilíbrio de fases. Nesse sentido, a troca de motores antigos por versões contemporâneas de alto rendimento, bem como adaptações em transformadores, compressores, chillers e em sistemas de condicionamento de ar, refrigeração e iluminação são passos importantes para um consumo mais eficiente de recursos energéticos.

Para saber quais mudanças devem ser realizadas, é preciso elencar a gestão da energia elétrica como uma prioridade e contar com fornecedores especializados nesse processo. Além do bom resultado financeiro, a eficiência energética reduz o impacto ambiental das operações da sua empresa, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Para saber mais sobre eficiência energética e levá-la à sua empresa, fale com a ENGIE.  

Website: https://blog-solucoes.engie.com.br/eficiencia-energetica/eficiencia-energetica-industria/

Web Site: