Coronavírus: Colégio Palmares inicia aulas online

23/3/2020 –

Pela primeira vez em 45 anos de funcionamento, o Colégio Palmares vai oferecer atividades pedagógicas apenas no ambiente virtual. A medida inédita possibilitará que os estudantes fiquem em casa para evitar a propagação do novo coronavírus. A suspensão das aulas segue o protocolo do Governo do Estado de São Paulo, em conjunto com o Ministério da Saúde, que recomenda o fechamento das instituições de ensino.

A sala de aula virtual segue as mesmas regras de disciplina e compromisso com o processo de ensino e aprendizagem. “Seguir essas orientações é essencial para que possamos todos fazer um bom trabalho e manter a qualidade acadêmica da formação de nossos alunos. É importante seguir os prazos de entrega, organizar horário de estudo, leituras e exercícios, assim como ocorre na sala de aula física”, explica Júlia Kodato, diretora pedagógica do Colégio Palmares.

Durante a suspensão total das aulas presenciais, que ocorre a partir desta segunda-feira (23), os estudantes da Educação Infantil até os do 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais receberam também um caderno de atividades com exercícios cognitivos e de estimulação motora. Já os alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental receberam as atividades da semana por meio do site www.palmaresvirtual.com.br.

A abertura do ambiente virtual para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais – e para os do Ensino Médio foi realizada pelo site www.palmaresvirtual.com.br e pelo Google Classroom (sala de realização de todas as atividades pedagógicas), os quais funcionarão e serão usados durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Para colocar em prática o trabalho online, no portal www.palmaresvirtual.com.br há a apresentação de informações, vídeos tutoriais e canais de suporte para tranquilizar pais e alunos sobre o trabalho na sala de aula virtual.

Ações de conscientização tiveram início antes da quarentena

Desde o início de março, o Colégio começou a realizar uma série de ações e projetos específicos acerca do coronavírus, como a experiência que utilizava gelatina transparente para observar a propagação de qualquer vírus de acordo com a assepsia das mãos. Divididos em três grupos, o primeiro não lavou as mãos, o segundo as higienizou com álcool em gel; e o terceiro, com água e sabão. Curiosos quanto aos resultados, as turmas observaram e anotaram a evolução do experimento nos cadernos. Os estudantes voltaram ao laboratório, em diferentes dias, para aferir os resultados finais.

Os resultados mostraram que é muito importante lavar as mãos com água e sabão, lavar entre os dedos e lavar os pulsos. Na falta de água e sabão, deve-se usar álcool em gel porque com ele se cria uma barreira.

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